Como ter mais paciência com o cachorro?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Paciência com cachorro – 5 dicas para você exercitar a paciência com seu dog!

  1. Pratique a empatia – Tente se colocar no lugar do seu cachorro;
  2. Identifique e crie significados para os latidos do animal;
  3. Evite brigar, falar alto ou intimidar o seu cão;
  4. Lembre-se que o seu cachorro não tem maldade;

Sentar e simplesmente esperar é um dos métodos mais usados para ajudar um cachorro muito agitado a aprender a ser calmo. O ato de permanecer sentado quando você vai para outro lugar, ou mesmo em situações de extrema distração, é um sinal de que o cachorro está controlando seus impulsos.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

Quando fazem algo de errado e recebem uma bronca, a linguagem corporal canina costuma ser bem parecida: orelhas e olhar para baixo, se encolhem e alguns até resmungam baixinho. Além do famoso olhar de cachorro arrependido, é claro. Esse comportamento, muitas vezes, é considerado como arrependimento.

O bichinho pode demonstrar, por meio desse gesto, que gosta muito da companhia do tutor. Além disso, se ficou longe de você por muito tempo, pode ser que o animal queira deixar claro que ficou com muitas saudades.

Um cachorro mimado é aquele que chora para tudo, ou faz faniquito por querer algo, que late para conseguir o que quer e é atendido prontamente. Em sua casa, há mais coisas para o animal, do que para o próprio humano.

Por mais inofensivo que possa parecer, um tapa ou chinelada pode machucar o animal principalmente se ele tentar desviar e vir a atingir uma parte mais sensível dele. Muitas vezes o que para o dono foi dado sem força para o pet pode causar dores e danos.

Entre as raças mais agitadas do mundo dos cães, estão Labrador, Golden Retriever, Border Collie, Pastor Alemão, Pastor Australiano, Jack Russel Terrier, Pit Bull, Whippet, American Staffordshire Terrier e Basenji.

Em geral, cães que se mostram agressivos com o dono com frequência indicam quadros de estresse, medo ou ansiedade crônicos. Estes podem estar relacionados a diversos fatores, como socialização e sociabilização inadequadas, rotina pobre em estímulos positivos, histórico de experiências negativas, entre outros motivos.

A partir dos 8 anos: 3ª idade
Com a idade, o cão fica menos ágil e mais calmo, mas a afetividade fica mais acentuada. Por isso, é fundamental brincar com ele, sair para passear e garantir que ele tenha companhia e exercício frequente.

O cachorro muito agitado pode ter algum problema de saúde, como alterações nos hormônios. Um exemplo disso é a baixa quantidade do aminoácido triptofano, que precede a serotonina (neurotransmissor que regula o humor e transmite uma sensação de bem-estar).

Além da ansiedade, os cães hiperativos apresentam alguns comportamentos bem característicos como agitações durante o passeio, pulam para cumprimentar as pessoas, latem para outros animais, estão sempre correndo para todo lado em busca de atenção e querem brincar a todo o momento.

Cães gostam de carinho: Atrás da orelha: é o lugar mais clássico onde dificilmente o cão não irá gostar, salvo se ele estiver com algum incômodo, por exemplo no caso de Otite. Barriga: local de extrema confiança, se ele vira no momento do carinho é sinal de grande afeto entre vocês.

Cachorro que acompanha o tutor preferido
Seja na sala, quarto, cozinha ou quintal, o ato é um caso sério de amor, porque o cachorro segue o dono até no banheiro. O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles.

A pata de cachorro é muito mais sensível do que nós imaginamos. Além de ser um meio de sustentação do corpo, elas também são carregadas de terminações nervosas e por isso recebem várias informações sensoriais.

Aplicação da punição positiva em cachorros
O castigo positivo consiste em adicionar um estímulo aversivo ao ambiento do animal no momento em que ele realiza algum comportamento indesejado, por exemplo, empurrar, puxar a guia, gritar ou ativar uma coleira de choque.

Sente-se na frente dele, coloque um petisco no chão, fale não, você pode usar um borrifador de água, ou um barulho como o de uma lata com moedas e quando o cachorro tentar pegar, você faz o barulho, ou joga o jatinho, interrompendo o ato antes que ele aconteça, repita isso até que ele desista de pegar, quando você ...

A melhor maneira de retomar a amizade dos animais é abusar do reforço positivo. Associar a presença do outro com algo muito positivo (como um petisco extremamente saboroso) tem sido a principal aposta de treinadores profissionais e de veterinários especialistas em comportamento.

Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.

Se você tem essa dúvida, a resposta é sim, eles sentem ciúmes e esse sentimento é mais comum do que se imagina. O cachorro ciumento pode apresentar alguns sintomas como agressividade, isolamento e pode até destruir objetos para chamar a atenção.