Como ter mais controle da bexiga?

Perguntado por: laragao4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Veja a seguir as 7 principais dicas para controlar a incontinência urinária:

  1. Fazer exercícios de Kegel. ...
  2. Evitar alimentos com cafeína. ...
  3. Beber bastante água. ...
  4. Parar de fumar. ...
  5. Evitar alimentos cítricos e picantes. ...
  6. Manter o peso ideal. ...
  7. Evitar bebidas alcoólicas.

Um dos exercícios mais indicados para tratar qualquer condição que envolve o trato urinário são os exercícios de Kegel. A melhor maneira para realizá-los é esvaziando a bexiga e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos.

Entre as causas mais comuns para não conseguir “segurar” o xixi estão a alteração da parte hormonal e a perda de massa muscular com a chegada da menopausa, gestação e o parto, tabagismo, lesões, e até mesmo a anatomia do órgão genital feminino aumenta as chances de desenvolver o problema duas vezes mais do que nos ...

A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...

O que nós, urologistas, definimos como intervalo entre uma micção e outra é de 4 a 6 horas. Se você tem um intervalo muito mais frequente que este, precisa ver se impacta a sua qualidade de vida. Algumas pessoas podem ter vontade de fazer xixi maior que a média, mas que é compatível com a sua atividade.

A vontade de urinar toda hora pode ser provocada por uma série de condições de saúde. Em mulheres, uma das mais frequentes é a infecção urinária. Muitas de nós já a tivemos pelo menos uma vez na vida. E tem gente que tem direto!

A bexiga hiperativa é um síndrome que se caracteriza pelos seguintes sintomas: urgência urinária, que pode vir acompanhada ou não de incontinência urinária, aumento da frequência das micções ao longo do dia e necessidade de levantar à noite para urinar várias vezes.

Os sintomas de bexiga caída são diversos. Entre eles, podemos destacar a sensação de “bola” na área vaginal, ou seja, o sentimento de que algo sobressai da vagina. A bola, na verdade, é a parede da vagina caindo. Também ocorre uma sensação de evacuação incompleta após a micção.

Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos, ter horas de lazer e estar de bem com a vida pode ajudar a evitar a SBH”, orienta.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Os remédios para o tratamento da incontinência urinária que podem ser indicados pelo médico incluem:

  1. Mirabegrona. ...
  2. Oxibutinina. ...
  3. Bromidrato de darifenacina. ...
  4. Succinato de solifenacina. ...
  5. Imipramina. ...
  6. Cloreto de tróspio. ...
  7. Tansulosina. ...
  8. Estrógeno.

Apesar de ser um grande incômodo para a rotina e comprometer a qualidade de vida do paciente, a boa notícia é que a incontinência urinária tem cura. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a condição atinge 35% das mulheres acima de 40 anos e 40% das gestantes.

A urina com espuma não significa obrigatoriamente um problema de saúde, pois pode ser um jato de urina mais forte, o contato da urina com produtos químicos do vaso sanitário, urina mais concentrada, exercício físico intenso ou a presença de sêmen.

Urina de cor amarelo clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.

A bexiga urinária é um órgão muscular elástico capaz de armazenar cerca de 300 mL a 500 mL de urina.

A partir do tipo de bexiga, o médico poderá definir entre as opções de tratamento, que incluem o uso de remédios, aplicação de toxina botulínica, além de fisioterapia, uso de sonda vesical ou realização de cirurgia.

Quando um indivíduo humano está com 700 ml de urina na bexiga (vesícula urinária), ocorre uma série de estímulos nervosos para que o indivíduo venha a urinar, isso se dá pela necessidade de esvaziar a bexiga, pois quando ela está repleta as atividades cognitivas e motoras ficam prejudicadas.