Como ter ideias criativas e inovar na prática?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Portanto, para inovar na prática é essencial aprender e treinar algumas técnicas que, com o tempo, vão se tornando habituais. Ao buscar aprender como abrir uma empresa, e mesmo depois de ter o negócio funcionando, desenvolver a empatia e o processo criativo são dois caminhos para alcançar esse fim.

Como transformar uma ideia criativa em uma solução inovadora?

  1. Concepção: Identificando uma ideia potencial. Entenda se a ideia de fato atende a uma “dor” latente de alguém. ...
  2. Validação: Crie e teste um protótipo. ...
  3. Execução: Comece pequeno.

Os 5 elementos da criatividade

  1. Capacidade de associação. É tida como a característica mais importante dos inovadores. ...
  2. Questionamento. Geralmente, os inovadores não deixam nenhuma dúvida passar em branco. ...
  3. Observação. O inovador está sempre observando as coisas e tendo insights. ...
  4. Networking. ...
  5. Experimentação.

4 dicas para a criação de produtos inovadores

  1. Resolvendo problemas. Os produtos inovadores devem resolver algum problema, dor ou angústia de uma parcela da população. ...
  2. A solução inicial sempre pode ser melhorada. ...
  3. Misture suas ideias. ...
  4. Expandir para convergir.

A criatividade é algo tão incrível que pode ser explicada e definida de várias formas e todas elas serem igualmente certas. Na minha teoria, a criatividade pode ser compreendida e explicada em três pilares, e eles são: LIBERDADE, CURIOSIDADE e ATITUDE.

Apesar de a criatividade se manifestar de diferentes formas, existem algumas atividades que comprovadamente funcionam para dar uma refrescada no cérebro e estimular o pensamento criativo.

  1. Faça exercícios físicos. Fonte: Giphy. ...
  2. Desenhe, escreva, crie! ...
  3. Leia livros, veja filmes, ouça podcasts. ...
  4. Faça cursos. ...
  5. Abrace o tédio.

Compartilhe suas ideias – Um dos maiores obstáculos para a inovação está em nós mesmos, quando sabotamos nossas próprias ideias com medo da reprovação ou do ridículo. Não tenha medo de expor seus projetos. Conversar com outras pessoas sobre seus planos pode ajudá-lo a validar e melhorar suas hipóteses.

Sentir que ela é um processo positivo que dá satisfação. Inovar e originalidade: Fazer algo de uma maneira diferente, ou criar relações novas entre conceitos anteriormente não associados. Progressão e desenvolvimento: Processos que promovam algum tipo de movimento, avanço, evolução ou desenvolvimento.

Algumas ideias são: assistir um filme que você goste muito, mas que possa servir de ideia para algo. Pratique hobbies, toque violão, plante algo, faça tricô, cozinhe, pinte um quadro… Tudo isso estimula você a ter novos pensamentos, relaxar e ter prazer ao mesmo tempo.

Inovar é concretizar mudanças que gerem vantagens e benefícios à organização, para isso, uma pessoa inovadora deve ser capaz de identificar tendências, desenvolver soluções, otimizar recursos e potencializar resultados.

É ser inovador, ser diferente, ter ideias revolucionárias e então mudar o mundo. Ser criativo é se apegar ao novo, a coisas que não se pensaram anteriormente, ou que não foram executadas quando deveriam. Ser criativo é se arriscar, buscar melhorar, aprimorar técnicas e desenvolver novas.

Essencialmente, existem três tipos de inovação: radical, incremental e disruptiva. Eles podem variar conforme o nicho, mercado, essência da marca, serviços e produtos oferecidos.

Além de fornecer alimentos para o cérebro adequadamente, outros cuidados podem colaborar para estimular a sua criatividade como: ouvir música, ler um livro, assistir um filme novo, praticar meditação, conversar, conhecer o trabalho de outras pessoas que você considere criativas, dormir adequadamente e procurar novos ...

Segundo Roberto Duailibi e Harry Simonsen Jr., podemos dividir em sete estágios o processo criativos para a solução dos problemas de marketing:

  • 1) Identificação. O primeiro estágio, a identificação do problema, parece bem óbvio. ...
  • 2) Preparação. ...
  • 3) Incubação. ...
  • 4) Aquecimento. ...
  • 5) Iluminação. ...
  • 6) Elaboração. ...
  • 7) Verificação.

Wallas fala sobre os quatro estágios do processo criativo — preparação, incubação, iluminação e verificação — como uma delicada dança osmótica entre trabalho consciente e inconsciente.

6 maneiras de estimular sua imaginação

  1. Use metáforas na hora de pensar.
  2. Pense em imagens.
  3. Procure ideias em diferentes áreas.
  4. Vá a encontros às cegas.
  5. Inverta as situações.
  6. Encontre o paradoxo.

7 passos para despertar a criatividade

  1. 1 – Saia da sua zona de conforto. ...
  2. 2 – Explore os seus sentidos e observe o mundo. ...
  3. 3 – Converse com as pessoas. ...
  4. 4 – Descanse. ...
  5. 5 – Coloque as ideias no papel. ...
  6. 6 – Crie e não tenha medo de errar. ...
  7. 7 – Estude, estude, estude.

É preciso um olhar crítico e atento para enxergar o que os outros ainda não viram. As soluções que os inovadores normalmente encontram são coisas simples e objetivas, mas que transformam a realidade ou rotina das pessoas.

As ideias inovadoras podem ser definidas como aquelas que exploram novas possibilidades e solucionam problemas existentes de maneira criativa e prática.

3) A Mudança como Fonte de Ideias
São exemplos as mudanças sociais, demográficas, tecnológicas, legislativas, empresariais, geopoliticas, etc.

Continuar lendo Como inovar no look?