Como ter fé e esperança?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Descubra como manter a em tempos difíceis

  1. Alimente-se da Palavra. “A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

Para podermos fortalecer a nossa esperança é preciso entender porque nosso Deus é o “Deus da esperança”, é preciso compreender como ele age, como gera esperança - e assim possibilita o futuro. Nosso Deus se solidariza com os seres humanos e com suas esperanças de futuro.

A nossa fé tende a enfraquecer quando somos autossuficientes. Quando começamos a achar que as coisas vão funcionar pela nossa própria força, deixando de depender de Deus. Também, quando nos cansamos de esperar pela providência de Deus e fazemos da nossa maneira.

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé.
Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades. Ele nos ajudará a superar as tribulações. O Senhor é digno de toda a nossa confiança. Os que confiam em Deus não são abandonados, então, por que você seria esquecido?

Nós devemos chegar a uma fé viva. Na realidade, isto é o alicerce. O início da base, consiste antes de tudo, que cremos no perdão dos pecados. Essa é a introdução do principal, que está em uma vida maravilhosa e cheia de vitórias em Jesus Cristo.

“Esperança é ter fé e acreditar que determinada coisa vai, de fato, acontecer. É saber que, realmente, vamos ter dias melhores, independentemente de política, pandemia e religião. É ter certeza de que vamos superar os problemas e ficar bem”.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

A importância de fortalecer a

  • Converse com Deus.
  • Estude a Bíblia.
  • Frequente as celebrações.
  • Ame ao próximo.

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que a falta de esperança é um sintoma de depressão. Ou seja, ela revela uma condição de saúde mental que, por sua vez, leva a focar em aspectos negativos das situações do dia a dia. Claro, quando nossa forma de pensar sobre as coisas tende a ser negativa, nos sentimos mal.

Rezar, ter fé, confiar em Deus ou em uma força superior que nos guia, também é uma fonte de esperança. É verdade que a fé move montanhas, pois quem confia encontra a motivação para ir em frente, para ir além das aparências e acreditar que tudo vai passar, até nos momentos mais difíceis.

8 conselhos importantes para não perder a esperança

  1. Sem fé nãoesperança. ...
  2. Pensar positivo. ...
  3. Compreender os motivos desses desafios. ...
  4. Não se faça de vítima. ...
  5. Seja responsável, utilize as coisas a seu favor. ...
  6. Não se desespere, mantenha a calma. ...
  7. Sonhe alto e alcance o céu. ...
  8. Continue sua trajetória.

A esperança faz olhar para frente, sempre conduzirá a um futuro de possibilidades. Quando permitimos ser guiados pela esperança, ela nos apontará o destino ideal que tanto perseguimos. A Bíblia afirma que a esperança é como boas novas vindas de uma terra distante.

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

Ser pessoa de fé é ouvir a Deus e colocar em prática aquilo que aos olhos humanos parece impossível. Assim como Noé, é preciso confiar no anúncio de Deus, que nos é direcionado diariamente.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Confiar em Deus, é a chave para vivermos em paz e tranquilos com a nossa família, consequentemente traz crescimento, segurança e equilíbrio em todas as áreas: emocional; espiritual; física.

A falta de relacionamento com Deus mata a nossa confiança nEle. Afinal, como confiar em alguém que a gente nem conhece? O grande erro é que o “conhecemos” de ouvir e não de ter intimidade, quando há intimidade, existe o entendimento que o caráter dEle é reto.

A fé é um fenômeno que libera defesas naturais do organismo, prepara o corpo e a alma a lidarem melhor com a dor e os percalços do tratamento. Seja qual for a forma de manifestação dessa confiança absoluta, ela impede a pessoa de se entregar ao problema, motivando a busca da cura”, diz.

A fé é instrumento da espiritualidade. Ter fé na vida é acreditar na vida, nas pessoas, e em nós mesmos”. A psicóloga explica que fé e religiosidade são diferentes. “A fé e a espiritualidade são sentimentos e emoções positivas, a religiosidade é a forma que o ser humano encontra de expressar a fé.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.