Como ter esperança em Cristo?

Perguntado por: imendes6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Afinal, o que significa ter esperança em Deus?

  1. passar pelos desafios de cada fase da vida, como quando entramos na velhice;
  2. nos conformar em situações difíceis, como em nossas enfermidades ou nas dos outros;
  3. aproveitar cada momento da vida, acreditando na felicidade que eles contêm.

Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança. Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. A esperança pode ser fundamentada (ou realística) ou baseada em alguma utopia, algo que dificilmente será alcançado.

Acreditar lá no fundo do seu coração, ainda que com receio, tristeza ou dúvidas. Vincule-se a palavras e a pessoas que lhe deem apoio e que também acreditam numa solução. Palavras de apoio e motivação são essenciais para mantermos nossa esperança e nossa ! É a esperança e a que nos ajudam a nos mover para frente.

Descubra como manter a fé em tempos difíceis

  1. Alimente-se da Palavra. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de fé que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

Para podermos fortalecer a nossa esperança é preciso entender porque nosso Deus é o “Deus da esperança”, é preciso compreender como ele age, como gera esperança - e assim possibilita o futuro. Nosso Deus se solidariza com os seres humanos e com suas esperanças de futuro.

Esperança implica esperar.
A Bíblia fala que Deus tem planos bons para nossas vidas, que nos dão esperança (Jeremias 29:11). Quando passamos por dificuldades temos a esperança que não vai ser sempre assim, Deus vai nos livrar. E no fim temos a esperança de viver para sempre com Deus, sem mais sofrimento nem tristeza.

A única coisa que nos machuca
"A esperança é uma alegria inconstante, nascida da ideia de uma coisa futura ou passada, de cujo desenlace duvidamos em certa medida. O medo é uma tristeza inconstante, nascida da ideia de uma coisa futura ou passada, de cujo desenlace duvidamos em certa medida.

A falta de esperança nos faz crer que não existe um modo de melhorar as coisas. Não é difícil que acabemos alegando que já fizemos tudo o que era possível. Mas isso não é verdade. E se, sozinho, você não consegue encontrar alternativas, saiba que a terapia pode te mostrar novos caminhos.

Na Carta aos Colossenses, Paulo afirma a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em nós, a esperança da glória de Deus (Cl 1:27). Paulo experimentou a força transformadora do Evangelho de Cristo e reconhece o seu poder de romper barreiras, libertar de prisões e assegurar vida.

"A Esperança do Evangelho" é uma inspiradíssima seleção de textos que tratam de questões centrais da fé cristã: o pecado, o perdão, o papel de Jesus no mundo, a boa-aventurança...

A esperança é o caminho, ou para você pode ser que seja apenas um deles. Ela pode ser o que te ajuda a observar o caminho, ou o que te faz parar para percebê-lo e apreciá-lo. A esperança é a única coisa que nos faz acreditar que mesmo com o nosso coração quebrantado, deve existir um outro caminho, seja ele qual for.

Confira quais são!

  1. Dedique um momento para oração. Podemos dizer que a oração é o pilar para uma espiritualidade forte. ...
  2. Leia a bíblia. Quando você ora, você fala com Deus. ...
  3. Fique longe de toda negatividade. ...
  4. Pratique o bem ao próximo. ...
  5. Procure estar sempre na presença de Deus.

Rezar, ter fé, confiar em Deus ou em uma força superior que nos guia, também é uma fonte de esperança. É verdade que a fé move montanhas, pois quem confia encontra a motivação para ir em frente, para ir além das aparências e acreditar que tudo vai passar, até nos momentos mais difíceis.

Às vezes, dentro de nós, nossos medos estão maiores do que nossa própria fé. Quando alimentamos os medos, eles crescem em nós, apoderam-se de nós e viram verdadeiros fantasmas dentro da nossa mente e do nosso coração. Temos medo de sair de casa, medo do futuro, da morte, da doença, medo do que pode ou não acontecer.