Como ter acesso a Carteira de Trabalho Digital?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Toque em "Entrar com gov.br"; Coloque seu número de CPF e digite a senha que você utiliza no gov.br; Pronto! Você já tem acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.

O que eu faço? Nos casos em que você não conseguir gerar a senha para acesso a Carteira de Trabalho digital pelo aplicativo ou pela internet, você pode recorrer ao seu banco, nos caixas eletrônicos da (Caixa ou Banco do Brasil) ou a uma das unidade das Superintendências, Gerências e Agências Regionais do trabalho.

Como as informações são de origem do Cadastro de Pessoa Física ( CPF), qualquer alteração deve ser solicitada à Receita Federal e ao INSS, para que posteriormente seja atualizada automaticamente na Carteira de Trabalho Digital.

Além disso, você poderá enviar sua carteira de trabalho digital por e-mail ou baixar em PDF para o seu CELULAR. Para enviar a CTPS por e-mail, você precisa clicar no ícone enviar, que está na parte inferior da tela, como mostramos no vídeo.

Como saber o número da CTPS Digital no computador

  1. Acesse o site da Secretaria do Trabalho;
  2. Clique em “Entrar com Gov.br” e faça login com seu CPF e senha.
  3. Clique em “Carteira de Trabalho Digital“.
  4. Em “Dados pessoais“, o número da Carteira de Trabalho Digital será o seu CPF.

Atualize seus dados da Conta gov.br na opção Alteração Dados Cadastrais. Pode alterar o nome, e-mail, telefone e foto. Para o email e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro. Deverá clicar no botão icone azul com lapis localizado a frente do campo de email ou telefone.

Esse artigo sofreu algumas alterações com a Lei da Liberdade Econômica, a mais importante delas é que agora o prazo para anotação da admissão do colaborador em sua carteira é de 5 dias úteis e não mais de 48 horas.

Para desbloquear a conta Gov.br pelo celular, será preciso entrar no aplicativo Gov.br e informar o número do CPF. Na próxima tela, onde você deve informar sua senha, clique em “Esqueci minha senha”. Agora, você deverá fazer o reconhecimento facial ou escolher um outro método para recuperar senha.

Como acessar a Carteira de Trabalho Online
Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego. Clique em 'obter' na aba de Carteira de Trabalho Digital, e em seguida em solicitar.

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

A Carteira de Trabalho Digital pode ser feita de forma gratuita pelo computador ou pelo celular. Para baixar o aplicativo da CTPS Digital, o trabalhador deve acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar pelo app Carteira de Trabalho Digital, do Governo Federal.

Após entrar no aplicativo, clique na opção "Contratos" para visualizar seus registros na carteira de trabalho. Em frente ao nome da sua empresa atual, clique no botão de mais informações, identificado por "+". Ali estão os dados do seu contrato atual de trabalho, além do número do PIS/Pasep.

Como utilizar a CTPS Digital?

  1. Abra o aplicativo;
  2. Clique em “Entrar”;
  3. Acesse sua conta Gov.br com o CPF e senha ou crie uma conta seguindo os passos pedidos;
  4. Faça login;
  5. Por fim, número da carteira de trabalho digital é o seu CPF.

O Pis é um benefício social importante para os trabalhadores brasileiros, pois representa uma forma de integração e desenvolvimento entre a força de trabalho e as empresas. No entanto, é importante lembrar que quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, mas existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados.

Solicitando através do aplicativo ou site da Caixa
Pensando em comodidade, a melhor maneira para obter o comprovante do PIS é por meio do aplicativo Caixa Trabalhador ou do site da Caixa.

Basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS com login e senha cadastrados. Ao entrar, clique na aba “Meu Cadastro” e vá até a opção “Elos CNIS”, para ver o NIS.

O NIS é um registro da Caixa Econômica Federal sobre os cidadãos. Com esse número, o empregador cadastra os funcionários de forma online e garante os direitos trabalhistas. Dessa forma, descobre a que benefícios sociais o trabalhador tem direito.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.