Como surgiu os jogos de matemática?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 18 de maio de 2023
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XVI, William Fulke elaborou manuais de jogos matemáticos: o Rithomachia para auxiliar o ensino da Aritmética, o Ouronomachia para o ensino da Astronomia e Astrologia e o Metromachia para o ensino da Geometria. Este jogo é original e vamos dar-lhe destaque.

Compreende-se que o caráter lúdico dos jogos matemáticos estimula o raciocínio, simulando conflitos, muitas vezes direcionados ou relacionados com seu dia-a-dia, confirmando a importância da formação matemática, não apenas como detentora do pensamento dedutivo, mas também como disciplina formadora de valores e atitudes ...

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Estes foram os primeiros jogos a serem abordados matematicamente, em 1902, pelo matemático Charles L. Bouton10, no que constitui o ponto de partida para mais uma área da matemática: a Teoria dos Jogos Combinatórios.

Conheça alguns jogos matemáticos que ajudam na aprendizagem!

  • Dominó O dominó é um dos mais antigos e conhecidos jogos de mesa e um bom exemplo de adaptações possíveis. ...
  • Jogo da memória. ...
  • Boliche. ...
  • Pega Varetas. ...
  • Jogos de tabuleiro. ...
  • Jogo de dados. ...
  • O auxílio da tecnologia.

De acordo com Massa e Ribas (2016), os jogos matemáticos são capazes de proporcionar um ensino mais interessante e um aprendizado mais dinâmico, gerando aulas mais lúdicas e desafiadoras, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes.

A utilização de jogos promove uma aprendizagem mais significativa, estimulando o cálculo mental, a dedução de estratégias, o domínio das operações fundamentais, a construção de conceitos e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

A matemática, pelo viés da BNCC, não é só um manancial de números, operações e formas geométricas: é, também, um jogo, uma linguagem, uma forma de ver e modelar realidades, uma estrutura de pensamento, um exercício criativo e um campo de desenvolvimento de múltiplas habilidades.

A utilização dos jogos matemáticos na sala de aula favorece o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, pois através dos jogos,a criança obtém atenção, concentração, memorização e compreensão do conteúdo.

Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o aluno a adquirir conceitos matemáticos.

O uso de jogos, sob os aspectos didático-matemáticos, tem como objetivo fazer com que os estudantes sintam empatia com os conteúdos e abstrações, ao mesmo tempo em que os auxilia e construir conhecimentos, sem se sentirem pressionados, como ocorre nas opções metodológicas tradicionalmente em vigor.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

Se não existisse a matemática não teríamos edifícios, pontes, aviões, computadores, etc. Você sabia que o avião só voa devido a equações matemáticas descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII? Pois é.

O estudo da matemática nessa época era baseado no raciocínio dedutivo do grego Euclides (séc. III a.C.) que, com certeza, utilizava linguagens inadequadas para iniciar a disciplina na educação básica.