Como surgiu os 7 RS?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ele surgiu em 1992, na Conferência da Terra, no Rio de Janeiro. À época, eram apenas 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Depois, foram incluídos os conceitos de Reaproveitar e o Repensar, quando foi rebatizado de política dos 5R's.

Pensando nisso, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) propõe mudanças simples no dia a dia, que são responsáveis pela transformação de padrões de consumo mais sustentáveis para todos. Conheça os 7 R's do consumo sustentável e as dicas do Idec para colocá-los em prática.

O que são os 4 R's da sustentabilidade e como surgiram? Os pilares da sustentabilidade surgiram na RIO 92 (Assembléia das Nações Unidas para o Meio Ambiente). São, na verdade, propostas que visam combinar proteção ambiental e eficiência econômica presentes nos hábitos de consumo.

Os sete R's fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos e garantir um futuro melhor para todos nós. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício.

Os conceitos dos R´s nasceu após a segunda guerra mundial onde países sofriam com a escassez de produtos industrializados. Com o passar do tempo e com a maior conscientização ambiental da humanidade esses conceitos foram sendo repensados para serem mais abrangentes em termos de sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada em Estocolmo em 1972, e cunhado pela norueguesa Gro Brundtland no Relatório “Nosso Futuro Comum” (1987).

Idealizada pela ativista ambiental Bea Johnson e popularizada por meio do seu livro “Zero Waste Home”, a política dos 5 Rs tem sido adotada por diversas empresas e já tem gerado benefícios.

Esse conjunto de medidas foi criado pela Conferência Nacional da Terra, realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, e referendada pelo 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado no ano seguinte.

Os 7 R´s da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reaproveitar, Reutilizar, Reciclar e Recuperar. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

A política dos 3R's é um conjunto de ações sugeridas durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado em 1993. Os 3R's consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido.

O conceito de desenvolvimento sustentável faz parte de uma história que começou no final do século XVII, onde países europeus que faziam uso intenso da madeira para construir os navios, passaram a inventar maneiras de gerenciar esses recursos, resguardando a matéria-prima pra usos futuros.

Os conceitos dos R´s nasceu após a segunda guerra mundial onde países sofriam com a escassez de produtos industrializados. Com o passar do tempo e com a maior conscientização ambiental da humanidade esses conceitos foram sendo repensados para serem mais abrangentes em termos de sustentabilidade.

O Projeto Lixo Zero na Escola, portanto, busca introduzir conteúdos básicos relacionados a sustentabilidade na geração e encaminhamento de resíduos sólidos, a fim de que as escolas passem a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, e estes tornem-se atores de mudanças em seus lares e comunidade.

A reciclagem é essencial para mantermos uma sociedade sustentável. Além do reaproveitamento do resíduo como matéria-prima de novos produtos, o que gera economia para as empresas, há outros benefícios, como: redução no gasto de energia; redução dos gases de efeito estufa (GEE);

Educação ambiental e os 5 Rs. A política dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) ajuda-nos a melhorar nosso meio ambiente e a ter um futuro muito mais sustentável.

A política dos 3Rs é uma medida criada para que as pessoas diminuam a produção de lixo. Trata-se de um incentivo ou uma campanha para influenciar a população a poluir menos o meio ambiente através de um consumo consciente e também por meio de um manejo sustentável dos produtos e materiais utilizados no dia a dia.