Como surgiu o uso de Oxe?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 9 votos

Resposta. a palavra " oxe " deriva de "oxente", que por sua vez é uma palavra usada pelos nordestinos para expressar estranheza, que por sua vez provém de "ó gente".

Pode se dizer que a expressão deve ser originária de um “olha, gente!” e vem sendo contraído até hoje. A expressão dita como “oxênte” pelos mais velhos, foi reduzida pelos mais jovens e passada a, simplesmente, um “ôxi” e, provavelmente, muito em breve, será apenas um “xi”.

O termo oxente é formado através da aglutinação da expressão “ó, gente!”. É comum, no entanto, ouvir a interjeição “oxe!”, que é uma forma ainda mais abreviada da expressão original que evoluiu da seguinte forma: Ó, gente! – Oxente! – Oxe!

Segundo as teorias, a palavras oxente surgiu no Rio Grande do Norte, mais precisamente, Parnamirim. Isso porque, pelo que dizem, havia na cidade uma base militar, montada durante a 2ª Guerra Mundial.

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

Expressão utilizada no Nordeste. Uma abreviação de "oxente" e pode ser utilizada como algo relacionado a espanto, ou até mesmo com sentido de "aff".

Ôxê é um orixá (oráculo) dos búzios que quando consultado numa leitura traz ao consulente a mensagem de um potencial relacionamento duradouro. O Ôxê nos búzios diz muito a respeito da pessoa por ele regida: significa que ela busca o prazer em tudo que faz, é amável e acima de tudo muito responsável.

Significado de Oxente
interjeição Expressão de espanto, de susto, de surpresa, de admiração: oxente, ninguém apareceu nessa festa? Pronuncia-se: /óchenti/. Etimologia (origem da palavra oxente). Forma aglutinada de ó gentes.

O que é Oxi: É uma expressão de espanto, ou de susto, muito usada pelos nordestinos.

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, trata-se de uma interjeição que «exprime estranheza ou espanto». Por exemplo: «O[xente], isso é coisa que se diga, rapaz?» Para o referido dicionário, a palavra oxente vem da «agl[omeração] de ó gentes», que teria evoluído para ó xentes, «por sonorização».

Significado de xêro: Variação nordestina para "cheiro". Ato carinhoso de cheirar alguém.

Expressão nordestina que designa o ato de beijar, cheirando antes, carinhosamente, outra pessoa. Venha cá para eu lhe dar um cheiro.

oxes - Tradução em português – Linguee.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Significado de Visse
substantivo deverbal Ação de ver, de captar pela visão, de enxergar: queria que ele visse o filme; se ele me visse desta forma, talvez fosse embora. Não confundir com: vice. Etimologia (origem da palavra visse). Forma Der. de ver.

expressão [Regionalismo: Recife] Apois, viu. Usado no sentido irônico, significa ah, tá; então está certo: vai demorar muito para chegar?