Como surgiu o termo Haitianismo?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Haitianismo” foi o termo que circulou pelos quatro cantos da América e que era usado para definir a influência da Revolução Haitiana sobre a ação política dos negros, mulatos, escravos e livres em todo o mundo atlântico.

Fig. Mapa atual da região das Antilhas, no Mar do Caribe. No final do século XVIII, o Haiti era chamado de São Domingos e a atual República Dominicana era Santo Domingo, colônia espanhola.

As principais causas da revolução haitiana se relacionavam com a luta por liberdade dos escravos, que encontrou no momento da revolução francesa - quando as classes dominantes estavam divididas - uma oportunidade para tomar a iniciativa.

Haitianismo” foi o termo que circulou pelos quatro cantos da América e que era usado para definir a influência da Revolução Haitiana sobre a ação política dos negros, mulatos, escravos e livres em todo o mundo atlântico.

d) O Haiti emancipado foi dirigido por governantes democráticos, cujos princípios assemelhavam-se aos da Revolução Francesa, como liberdade, igualdade e fraternidade.

O haitianismo também foi utilizado como recurso retórico nos debates travados na imprensa brasileira entre os grupos políticos adversários nos anos da Regência. Cf. EL YOUSSEF, Alain. Imprensa e escravidão: política e tráfico negreiro no Império do Brasil (Rio de Janeiro, 1822-1850).

Cristóvão Colombo

No final do século XV, Cristóvão Colombo desembarcou no território haitiano, mas foi a França que realizou a colonização do país, por meio da assinatura do Tratado de Ryswick, envolvendo espanhóis e franceses.

a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos. na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação. o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.

Em 1792, um terço da ilha já estava sob o controle dos revolucionários e em 1793 é proclamado o fim da escravidão. Com isso, o governo francês percebeu que não seria capaz de derrotar os revolucionários e reestabelecer seu domínio sobre a ilha, assim, decidiu abolir formalmente a escravidão na colônia em 1794.

Cristóvão Colombo

A Ilha Hispaniola foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1492. Já no fim do Século XVI, quase toda a população nativa havia desaparecido, escravizada ou morta pelos conquistadores. A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, foi cedida à França pela Espanha em 1697.

Jean Jacques Dessalines

Jean Jacques Dessalines foi um líder da Revolução haitiana que proclamou a independência do país em 1 de janeiro de 1804 e foi seu primeiro governante. Em 1805, seguindo os passos de Napoleão Bonaparte, proclamou-se Imperador com o nome de Jacques I.

Sob a atuação do líder negro Toussaint Louverture, os escravos conseguiram tomar a colônia e extinguir a ordem vigente. Três anos mais tarde, quando a França esteve dominada pelas classes populares, o governo metropolitano decidiu acabar com a escravidão em todas as suas colônias.

Haiti

Ou seja: conhecer a história da Revolução do Haiti (1791 – 1825). Foi o primeiro país a abolir a escravidão e o segundo a proclamar a Independência nas Américas. Tornou-se o único caso na história da humanidade em que uma insurreição de escravos destruiu a sociedade vigente e gerou uma nação.

Mas por que o país é tão pobre? A história do país se mistura com a colonização, escravidão, ocupação militar, terremotos, furacões e instabilidade política. Esses fatores fizeram com que desde 1804, época da independência do país, o Haiti avançasse pouco no desenvolvimento do país e na qualidade de vida da população.

21 de agosto de 1791 – 1 de janeiro de 1804

  • Haiti
  • São Domingos

A influência da Revolução Francesa na Revolução Haitiana
Uma clara influência revolucionária francesa pode ser observada na atual bandeira do Haiti que é composta pelas cores azul, branco e vermelho que representam, respectivamente, liberdade, igualdade e fraternidade.

I – A Guerra de Independência do Haiti iniciou como uma ampla rebelião de escravos cujas consequências foram a abolição da servidão e a emancipação do país do domínio colonial francês.

Conflitos envolvendo gangues no Haiti deixam dezenas de mortos e intensificam crise de violência. De acordo com o jornal Gazette Haiti, já são pelo menos 100 mortos desde o dia 19 de abril. País do caribe vive onda de violência e forte instabilidade, que se agravaram em 2021.

Os revolucionários negros da ilha de São Domingos, que mais tarde por conta de defenderem os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, passaram a ser conhecidos como Jacobinos negros, merecem ser lembrados. A luta deles faz parte da luta do nosso povo e do nosso continente.