Como surgiu o serviço à francesa?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Segundo o cronista da vida da corte Saint-Simon, o rei Luís XIV foi quem estimulou o serviço à francesa. Inclui as regras para uso de talheres, guardanapo no colo, a postura à mesa, entre outros usos em vigor na época.

Ele funciona da seguinte maneira: o profissional traz a travessa da cozinha e a mostra ao cliente ou convidado pelo lado direito, e quando este manifesta o aceite, o garçom monta o prato sob o carrinho auxiliar e só depois o serve pelo lado esquerdo.

6 - Serviço à russa
Depois, o garçom-chefe finaliza o prato diante dos clientes e os serve pelo lado esquerdo, retirando os pratos vazios pela direita após a refeição. Para isso, são necessários dois profissionais para realizar o serviço com qualidade e presteza.

Sair à francesa foi criada pelos ingleses enquanto sair à inglesa é usada pelos franceses. Uma possibilidade é que essa expressão tenha sido criada pelos soldados militares, que deixavam o seu posto sem avisar ninguém.

Todos certamente já ouviram a expressão SAIR À FRANCESA. Essa expressão é usada para indicar que a pessoa saiu discretamente, de fininho, sem se despedir de ninguém.

Na regra formal, segundo o livro The Art of The Table, da autora Suzanne Von Drachenfels, o indicado é que os pratos sejam servidos e retirados pela esquerda, enquanto as bebidas, pela direita. Lembramos, que as regras de etiqueta servem, na maioria das vezes, para facilitar a vida e a comodidade de todos.

1) Arroz com feijão
Composto por feijão cozido e arroz branco, esse prato típico é muitas vezes acompanhado por carne, bacon, linguiça e outros ingredientes. É uma refeição simples, mas muito nutritiva e saborosa.

Um à la carte é onde o cliente escolhe o que comer diretamente no cardápio e o prato é feito na hora. Todos os pratos deste serviço são pré-definidos e classificados em quatro categorias: entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

Algumas características se sobressaltam na culinária francesa atual. É o caso do uso recorrente de ervas aromáticas no preparo dos alimentos e da forte presença de harmonizações entre pratos e bebidas. Em especial, vinhos e espumantes. Afinal, para os franceses, a experiência de comer bem não fica só na comida.

A Festa Francesa é um ponto de encontro para a comunidade francesa e entusiastas da cultura, oferecendo uma variedade de opções gastronômicas que vão desde crepes, sanduíches, pães artesanais, até sorvetes.

A culinária francesa tem diversas especialidades, incluindo receitas salgadas e doces deliciosas (a famosa pâtisserie, afinal, é francesa!). Os pratos mais conhecidos incluem carnes de pato defumadas, patês diversos, peixes, queijos, crepes, cogumelos, miúdos, legumes assados, entre outras inúmeras opções.

O serviço à Brasileira existe em vários países (não só no Brasil, mas aqui recebeu esse nome), e é caracterizado pela prática de colocarmos as travessas sobre a mesa da refeição. Esse é um serviço mais informal, rápido e prático. Ideal quando você for receber amigos íntimos ou familiares.

Já o rodízio é bom para quando o menu é vasto, mas segue a mesma linha. Por exemplo, quando o restaurante tem muitas opções de massas ou carnes. O buffet, por sua vez, torna mais simples a distribuição de pratos variados.

SERVIÇOS À INGLESA:
Existem dois tipos de serviço à inglesa, o direto e o indireto, e os convidados são servidos nas mesas pelos garçons, em ambos os casos. É também chamado de estilo anfitrião, já que é inspirado em jantares familiares, em que o responsável pela refeição recebe a comida por inteiro.

Significa sair com a maior discrição possível, tentando não se fazer notar. O termo da moda agora é “sair à inglesa”.

fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime. nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes.

O desejo francês era então resgatar o brio da nação, do povo e do exército francês na Europa, fazer frente aos alemães em questões ligadas à industrialização e ao imperialismo, restabelecer a supremacia militar em relação ao vizinho e recuperar o controle sobre a região da Alsácia Lorena.

Significado de Sair de fininho
verbo Retirar-se de uma festa ou cerimônia sem se despedir, de maneira discreta; sair de mansinho, sair à francesa: vamos dar uma passada na festa, cumprimentar os noivos e depois sair de fininho.

à francesa
Feminino: francesa. Plural: franceses. Origem etimológica:França, topónimo + -ês.