Como surgiu o primeiro Ogan?

Perguntado por: ocoutinho6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Ogãn, um jovem rapaz caminhou na direção de Exu. Exu olhou para ele e o escolheu para inicia-lo na arte dos cânticos e toques em louvor aos orixás. Ogan, prontamente aceitou o convite de Exu, era rapaz esforçado e que queria aprender.

Todavia, receberam tres nomes distintos conforme seus tamanhos e funçoes sao eles: RUN, RUMPI e LÉ. Os cargos de Ogan na nação Jeje são assim classificados: Pejigan que é o primeiro Ogan da casa Jeje. O mais velho de todos os ogans geralmente mais sábio.

Ou Ogã é o nome genérico para diversas funções masculinas dentro de uma casa de candomblé. Um Ogan é o sacerdote escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos.

Ogan é a pessoa responsável num terreiro de Candomblé por tocar instrumentos de percussão, que podem ser atabaque ou agogô. Ele não entra em transe e auxilia o babalorixá ou a mãe de santo da casa.

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

Axogum (em iorubá: Axogun) axogum, ogã de faca ou mão de faca é um sacerdote do candomblé.

Ele ressalta que um Ogan na casa de Candomblé é o responsável por quase tudo, desde manutenções diversas das instalações até a sua principal função que é tocar e comandar os rituais.

Dia do Ogã, a ser comemorado anualmente no dia 1º de novembro. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". O rum, o maior de todos, possui o registro grave; o do meio, rumpi, tem o registro médio; o lé, o menor, possui o registro agudo podendo ser usado o aquidavi para a percussão.

O Ogã é uma pessoa escolhida diretamente pelo Orixá para exercer a função. Após ser iniciado é denominado Ogã "Confirmado", passando a ter direito à sua cadeira. A palavra vem do yorubá Ògá, significando mestre e senhor.

Como ogã de corte, (Aquele que no candomblé é responsável pela matança de aves e animais de quatro patas).

Um boa Ekedi tem que estar sempre atenta ao menor gesto do seu Babalorixá/Iyalorixá, dar ritmo a Casa coordenando funções, observando e sendo os olhos de seu zelador.

Filhos de Ogum são do ferro e da guerra – Veja suas principais características. Como seu pai cria suas ferramentas, os filhos de Ogum abrem seus próprios caminhos para o que desejam. Eles são conquistadores e agem de forma bastante artística.

E deverão concluir suas obrigações de 1, 3 e 7 anos. Ser Iyawo, além de outros preceitos, é permanecer recolhido por um período de 21 dias, passando por doutrinas e fundamentos, para conceber a força do Orixá.