Como surgiu o primeiro motor elétrico?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O professor alemão Moritz Hermann von Jacobi, em 1838, desenvolveu um motor elétrico e aplicou-o a uma lancha. A aplicação prática da energia elétrica em trabalho mecânico ficou assim comprovada. Entretanto, toda a energia provinha de baterias, que eram caras e de uso restrito.

A teoria fundamental do motor de dois tempos foi estabelecida por Nicolas Léonard Sadi Carnot em 1824, na França, enquanto a patente pelo primeiro motor à combustão interna foi desenvolvida por Samuel Morey em 1826, nos Estados Unidos. Em 1867, Nicolaus Otto desenvolveu o primeiro motor atmosférico.

A primeira máquina eletrostática foi construída em 1663, pelo alemão Otto Guericke, e aperfeiçoada em 1774 pelo suíço Martin Planta.

O primeiro motor a combustão interna foi inventado por Nikolaus August Otto em meados do século XIX, na Alemanha, como uma forma de substituir os motores a vapor.

O primeiro motor a combustão interna foi construído pelo mecânico alemão Lenoir, em 1860, e tinha a potência de 1 cv, trabalhando com gás de iluminação.

A função de um motor elétrico é transformar energia elétrica em energia cinética, que é levada por meio de uma transmissão para as rodas e põe o veículo em movimento.

Em função dos tipos de motores elétricos que existem, podemos dividí-los basicamente em três grupos que são: motores de corrente contínua, motores de corrente alternada e os motores universais.

O motor elétrico funciona por meio dos dois príncípios fundamentais do eletromagnetismo: o princípio que expressa que os campos magnéticos que possuem mesma polaridade se repelem e o princípio que expressa que cargas elétricas em movimento (corrente elétrica) conseguem criar um campo magnético.

O motor é constituído de eletroímãs ou imãs permanentes, que são posicionados no material ferromagnético que constitui o corpo do rotor, e geralmente bobinas de cobre são enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator.

Em janeiro de 1886, o engenheiro alemão Karl Benz patenteou a Benz-Patent Motorwagen, um carro com motor monocilíndrico movido a gasolina.

O primeiro aparecimento da eletricidade como fonte de estudo veio a partir do filósofo Thales de Mileto, no início do século VI a.C.. Ele percebeu que após esfregar âmbar na pele animal gerava atração de objetos leves como pedaços de palha e penas. Entretanto, ele associou esse evento ao fenômeno de magnetismo.

Nikola Tesla

O motor elétrico de indução, cuja patente original é de Nikola Tesla (1888) surpreendentemente está ausente dos livros de física geral de ensino médio ou superior e também não é encontrado usualmente em laboratórios de ensino de física.

Os motores de combustão interna apresentam três principais partes: cabeçote, bloco e cárter, conforme ilustrado na Figura 2.

O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape. O combustível mais utilizado atualmente no mundo inteiro é a gasolina.

Origem do Marxismo
Marx e Engels perceberam que o trabalho é o conceito chave da sociedade. Desta forma, toda a história da humanidade passaria pela tensão entre os donos dos meios de produção e quem apenas poderia realizar a tarefa. Assim, para a teoria marxista a luta de classes seria “o motor da história”.

  • Karl Benz
  • Dugald Clerk

Locomotiva a vapor, uma invenção da Primeira Revolução Industrial.

Em 1893 RUDOLF DIESEL, alemão, engenheiro, inventou o tipo de motor que hoje leva seu nome: motor diesel. Após algumas dificuldades para financiar seu projeto, construiu um motor que explodiu após a primeira injeção de combustível, escapando pôr pouco de morrer.

Acontece quando o eixo de acionamento do motor (rotor) ou a peça de acoplamento não estão corretamente alinhados com a carga. O desalinhamento resulta na transferência de esforços mecânicos que são prejudiciais ao motor, aumentando o desgaste e a carga mecânica aparente.

Eficiência energética
O automóvel com motor elétrico é mais eficiente em movimento. Um motor a combustão, por exemplo, aproveita de 30% a 40% do combustível, o restante se perde no calor da combustão. Já o elétrico consegue transformar 90% da energia elétrica em movimento.