Como surgiu o movimento Preventivista?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

em 1955 e 1956, para avaliar o ensino da medicina preventiva e social foram a mola propulsora da introdução do movimento preventivista no Brasil e da difusão das ciências sociais positivistas como base de análise do fenômeno saúde/doença (Paim, 1981:57).

O movimento social que originou a Medicina Preventiva como disciplina do currículo das escolas médicas denominou-se Medicina Integral, com o objetivo de buscar a recomposição das práticas especializadas (Schraiber, 1989.

É de se destacar que suas origens situam-se no final da década de 1970, em um contexto no qual o Brasil estava vivendo uma ditadura militar. A Saúde Coletiva nasce, nesse período, vinculada à luta pela democracia e ao movimento da Reforma Sanitária.

A medicina preventiva é uma prática com o objetivo principal reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças, ou seja, evitando que o indivíduo fique doente ou evolua com complicações que são inerentes a sua doença, e garantindo, assim, qualidade de vida.

A medicina preventiva atua na manutenção da qualidade de vida do paciente, procurando evitar o surgimento de doenças e minimizar, ao máximo, os danos causados quando elas se desenvolvem.

A medicina preventiva é a especialidade médica que propõe uma abordagem focada na promoção da saúde, indo além do tratamento de doenças. Ela parte de uma visão integral do indivíduo, investindo no bem-estar constante e no tratamento precoce para evitar o adoecimento.

Do ponto de vista dos serviços de saúde, as ações de medicina preventiva podem ser divididas em três fases: primária, secundária e terciária. Contudo, dentro dessas fases, é possível identificar cinco diferentes níveis de prevenção, de acordo com o tipo e o objetivo destas ações.

· motivar as consultas médicas regulares; · promover a higiene pessoal; · facilitar a realização de exames básicos, de rastreios e de check-ups. Já o modelo tradicional, conhecido como “medicina curativa”, tem foco na reação, ou seja, trata os pacientes, só agindo quando a doença já está estabelecida.

É possível dizer, que, associados aos fundadores do departamento, Professores Walter Leser (secretário de Saúde do Estado de são Paulo por dois períodos), Magid Iunes (oriundo do departamento de Medicina e responsável pelo serviço de metabolismo e nutrição, introdutor da ideia de uma preventiva clínica) e Roberto ...

Um dos desafios da medicina preventiva é levar os conceitos de qualidade de vida para o ambiente de trabalho. Afinal, são ao menos oito horas diárias na cadeira do escritório ou em outras atividades laborais.

Na década de 70, foram estabelecidos, por Leavell & Clark (1976), três níveis de prevenção que inter-relacionam atividade médica e saúde pública. Nesse esquema, a promoção da saúde era concebida apenas como um elemento da prevenção primária e voltada mais para os aspectos educativos individuais.

306). A Saúde Coletiva é um campo de conhecimento e âmbito próprio de práticas, de natureza transdisciplinar, cujas disciplinas básicas são a epidemiologia; a política, o planejamento e a gestão em saúde; e as ciências sociais em saúde.

Para melhor compreensão, a Saúde Coletiva tem sido dividida em três dimensões: planejamento de gestão de políticas; epidemiologia social e clássica; e ciências sociais humanas de forma global.

A saúde coletiva no Brasil

  • a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
  • a formulação de políticas de saúde;
  • a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Observou-se na PNAB que o enfoque preventivo é enfatizado ao considerar o desenvolvimento de ações de prevenção de doenças, priorizando os fatores de risco clínico, comportamentais e ambientais como componentes no processo de trabalho das equipes de saúde.

Quais os três tipos de prevenção?

  • Prevenção primária. ...
  • Prevenção secundária. ...
  • Prevenção terciária.