Como surgiu o jogo de Ludo?

Perguntado por: ebernardes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Ludo: Surgiu na Índia, possivelmente na mesma época do Xadrez. Era chamado de Pachisi. Foi patenteado como Ludo por um inglês no final do século passado. Go: Por esse nome é conhecido no Japão e no Ocidente o jogo Wei Ki, aparentemente de origem chinesa.

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012, conta com 900 mil acessos mensais e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

O Ludo é um jogo de tabuleiro para até quatro jogadores em que o objetivo principal de cada jogador é levar suas 04 peças até a casa final dando a volta completa no tabuleiro. O jogo Ludo é um jogo de estratégia e sorte.

Compreendemos que o objetivo do jogo Ludo é dar uma volta completa no tabuleiro e chegar à casa central com as 4 peças. A captura ocorre quando dois peões de cores diferentes ocupam a mesma casa do tabuleiro.

Para aprender como jogar Ludo, é essencial conhecer o objetivo do jogo. Nele, cada participante deve levar as quatro peças até o centro, dando uma volta completa pelo tabuleiro antes que os adversários consigam atingir tal meta. A movimentação é feita por meio dos dados. Os peões andam sempre em sentido horário.

As origens de Ludo são bem antigas, pois por volta do século XV na Índia, existia um jogo parecido chamado "Chaupar", que mais tarde foi modificado dando origem a um jogo chamado "Pachisi" ou "Parcheesi", que possui tabuleiro e regras muito parecidas com Ludo, e que ao invés de dados utilizam-se conchas cujo resultado ...

Os primeiros jogos teriam surgido há cerca de 5.000 anos a.C., em regiões da Mesopotâmia e Egito e eram chamados de "jogo de passagem da alma". Eram itens indispensáveis após a morte, pois os povos daquele período acreditavam que o ato de jogar poderia ser uma forma de diversão eterna.

Mancala

Pesquisas de historiadores apontam que os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C, e o jogo mais antigo conhecido chama-se “Mancala”, com origem africana.

O tabuleiro de Ludo possui 72 casas no total, além de 4 áreas iniciais e 4 áreas finais. Estas áreas possuem cores diferentes e são as mesmas dos peões. Dentre as 72 casas, 20 delas fazem parte das 4 retas finais, que também são das mesmas cores.

O jogo de ludo estimula habilidades para a memória verbal e visual, além de promover o aprendizado de forma lúdica.

O tempo de jogo do Ludo pode variar bastante dependendo da quantidade de jogadores, quanto mais jogadores, maior será o tempo de jogo, mas em média uma partida de ludo pode levar de 20 minutos à 1 hora.

As regras de um jogo são os elementos que definem sua coerência e estrutura. Apesar de um mesmo jogo poder ser praticado com variações, determinadas mudanças em um padrão de regras podem dar origem a novos jogos.

Só poderá comer a torre com outra torre. Dois peões somente poderão caminhar como torre (ou seja, ambos juntos) caso haja uma torre no meio do caminho para ser "comida" uma vez que somente uma torre poderá comer outra, mandando os dois peões para casa inicial.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.

Etimologicamente, o termo jogo advém do latim ludus, ludere, que designava movimentos rápidos, mas referia-se, também, à representação cênica, aos ritos de iniciação e aos jogos de azar.

Senet

O surgimento dos jogos de tabuleiro começa com registros nas antigas civilizações do Egito e Mesopotâmia. Ainda assim, o modo lúdico de viver e criar cenários com realidades inventadas é algo presente desde o princípio. Senet é um dos primeiros jogos de tabuleiro conhecidos e era enterrado com os povos daquele período.