Como surgiu o influenciador?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Como surgiram os influencers? Apesar de parecer uma novidade, os digital influencers surgiram quase que junto com a criação da internet e das redes sociais. Desde a época do Orkut existiam perfis com uma quantidade significativa de seguidores, mesmo que despretensiosamente.

A comunicação e o ato de influenciar evoluíram juntamente, hoje agregado à internet e as redes sociais surgiram os influenciadores digitais que já levam a ação de influenciar na Internet como trabalho.

Você sabe o que é digital influencer ou influenciador digital? Bem, eles nada mais são do que pessoas que influenciam outras nas mídias digitais. Isso porque seu destaque se dá pelos seus trabalhos em seus canais e páginas, como redes sociais, YouTube, TikTok, blogs e entre outras plataformas.

Por volta de 2010, a produção de vídeos para o YouTube foi começando a se popularizar aos poucos. Naquele mesmo ano, já começaram a surgir grandes influencers que fazem muito sucesso até hoje, como Felipe Neto e Kéfera.

Um influencer digital é alguém capaz de influenciar pessoas através da sua produção de conteúdo nas redes sociais. Eles também são conhecidos como creators, ou seja, são criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado.

A mulher mais seguida é a celebridade norte-americana, Selena Gomez, que ultrapassa os 410 milhões de seguidores. A segunda mulher mais seguida é a socialite norte-americana Kylie Jenner, com mais de 380 milhões de seguidores.

1. MrBeast, YouTuber mais rico do mundo – US$ 54 milhões. O YouTuber mais rico do mundo é MrBeast, Jimmy Donaldson, que arrecadou US$ 54 milhões com o YouTube em 2021 com vídeos de acrobacias. Com apenas 23 anos, ele teve aproximadamente 10 bilhões de visualizações na plataforma de streaming.

Carlinhos Maia

Carlinhos Maia é mesmo a personificação do sucesso, afinal, aos 31 anos, o humorista, ator, digital influencer e empresário é um dos maiores nomes da internet no mundo e o maior influenciador digital do Brasil.

Fatores como busca constante por likes, atenção e visibilidade podem trazer problemas psicológicos, por exemplo. A necessidade de pertencimento público a um determinado grupo pode gerar falta de aceitação consigo mesmo, baixa autoestima e atitudes alheias à realidade individual.

Os influenciadores são pessoas que têm um público fiel, que engajam os conteúdos produzidos e, mais do que isso, que compram as ideias. Ou seja, se um influenciador fala sobre um determinado produto, a taxa de conversão pode ser muito alta dependendo do contato e da relevância com o público dele.

Conheça os mega, macro, micro e nano influencers!
Tipos de influenciadores são categorias de influencers digitais, as quais são dispostas em uma hierarquia organizada a partir do número de seguidores. Essa hierarquia, por sua vez, facilita a seleção de profissionais para fins de Marketing.

O que é Influencer:
Palavra do inglês que, traduzida literalmente, significa "influenciador". É uma nova profissão que surgiu com as redes sociais, especialmente o Instagram, que são pessoas influenciadoras de imagem, opinião, estilo de vida, entre outros.

1) Camila Coutinho
A recifense de 32 anos é considerada a primeira blogueira de moda do país. Em 2006, ela criou o blog intitulado de “Garotas Estúpidas”, nome inspirado na música “Stupid Girls” da cantora norte-americana Pink.

Um digital influencer é um profissional que produz conteúdo na internet, sendo capaz de influenciar a sua base de seguidores a partir do seu comportamento.

Quem é Jorginho d'Orkut, o primeiro influenciador digital do Brasil.

Também conhecido como influenciador, esse profissional trabalha com as redes sociais para compartilhar ideias e, sobretudo, marcas. Eles fazem parcerias, estudam os produtos ou serviços e levam os benefícios aos seus seguidores.

Para você entender quais resultados serão gerados, na prática, separamos 5 vantagens que você conquista tendo o Marketing de Influenciadores como aliado:

  1. Geração de valor. Anúncios com frases do tipo 'A melhor solução do mercado. ...
  2. Maior alcance do seu conteúdo. ...
  3. Audiência engajada. ...
  4. Público altamente qualificado. ...
  5. É Mensurável.

1. Cristiano Ronaldo. O jogador de futebol português de 38 anos soma 572 milhões de seguidores na plataforma que pertence à Meta.

100 mil a 250 mil seguidores: US$ 2.000 — US$ 6.000; 250 mil a 1 milhão de seguidores: US$ 6.000 — US$ 10.000; 1 milhão ou mais de seguidores: a partir de US$ 10.000.