Como surgiu o galo doido?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

O Galo tornou-se mascote do Atlético no final da década de 1930. Segundo contam, devido a um Galo carijó imbatível nas rinhas de Galo de Belo Horizonte. O chargista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, fez a charge que o popularizou.

Torcedor ilustre do Galo, apresentador tem grande identificação com o clube e criou expressão famosa até mesmo em âmbito nacional. O apresentador Eduardo Schechtel, mais conhecido como Dudu, relembrou, nesta quarta-feira (5), a criação da expressão 'Galo Doido', tão popular em meio à torcida do Atlético.

O mascote do Atlético-M, conhecido como 'Galo Doido', foi suspenso pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e não poderá estar à beira do campo na partida contra a Caldense, na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.

Foi fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes e suas cores tradicionais são o preto e o branco. Foi inicialmente chamado de Athlético Mineiro Football Club, adotando, em 1913, seu nome definitivo. Seu símbolo e alcunha mais popular é o Galo, mascote oficial desde o final da década de 1930.

Segundo Enéas Freire, fundador do Galo, o nome do bloco originou-se do fato de que seus organizadores viravam a noite trabalhando para poder colocar o bloco na rua no dia seguinte, sendo assim, na madrugada, eles estavam acordados e prontos para o desfile.

O Galo da Madrugada surgiu em 1978 e tinha o objetivo de regatar o frevo de rua. Hoje, o Galo da Madrugada é o maior bloco carnavalesco do mundo e, por isso, em 1984, ele entrou no Guinness Book, o livro dos recordes.

A Federação Mineira de Futebol (FMF) suspendeu o mascote Galo Doido, do Atlético, por tentar intimidar os jogadores do Cruzeiro durante o clássico do último domingo, no Mineirão, vencido pelo Alvinegro por 2 a 1.

O Clube de Máscaras Galo da Madrugada, mais conhecido como Galo da Madrugada, surgiu no dia 23 de janeiro de 1978 e foi idealizado em novembro do ano anterior por um grupo de amigos e amantes do Carnaval de rua, que viviam em São José, bairro do centro de Recife, Pernambuco.

Cantado pela torcida atleticana ao fim da vitória sobre o Cuiabá, no dia 24 de outubro, a frase vem ganhando cada vez mais espaço entre os alvinegros. Criado em 2015 por Marci, torcedora do clube, o lema já era frequentemente dito, mas viralizou de vez apenas em 2021.

O "pulgão" da Galoucura (Atlético Mineiro) teria origem em uma antiga marca de roupas de surf (nos corrijam se estivermos errados).

Clube Atlético Mineiro

Galo Doido é campeão do “Futebol Fantasia” – Clube Atlético Mineiro.

A curiosa lenda do galo está associada ao cruzeiro medieval que faz parte do espólio do Paço dos Condes. Segundo esta lenda, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, com o facto de não se ter descoberto o criminoso que o cometera.

O apelido Galo foi dado nos anos 1940
Mas foi nos anos 1954 que o nome pegou mesmo, com a ajuda do meio-campista Zé do Monte, com o grito de galo depois do tricampeonato tão desejado! Ps: O mascote do Atlético quase foi um Cowboy parecendo um Zorro que era usado no Estado de Minas.

O Villa Nova Atlético Clube foi fundado em 28 de junho de 1908 por trabalhadores da Saint John Del Rey Mining Company Limited. É o segundo clube mais antigo de Minas Gerais em atividade, sendo superado apenas pelo Atlético-MG, fundado três meses antes.