Como surgiu o evangelho?

Perguntado por: imenezes4 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

No início da era cristã, circulavam vários Evangelhos, mas a sua versão definitiva foi por volta de 150 d.C. Surgiu na forma atual, documentado conforme conhecemos, no ano 367 d.C., reconhecendo como autênticos apenas os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, apresenta Jesus como o Messias prometido por Deus no Antigo Testamento.

A pregação do evangelho de Jesus Cristo começou na Terra com Adão e Eva e seus descendentes que amavam a Deus.

, que significa «boa notícia», «boa nova», «feliz anúncio».

Os princípios fundamentais do evangelho são: fé, arrependimento, batismo e receber o dom do Espírito Santo.

A respeito do idioma original utilizado na elaboração dos Evangelhos, em outra obra (Primícias do Reino, Amélia Rodrigues e Divaldo Franco), é citado que eles foram “escritos inicialmente na língua falada por Jesus o aramaico, excetuando-se provavelmente Lucas; logo foram traduzidos para o grego, corporificando o ...

Sabe-se que Jesus morreu durante o governo do prefeito Pôncio Pilatos, ocorrido de 26 a 36 d.C., e que começou a pregar no 15º ano do imperador Tibério, explica Alonso. "Se prestarmos atenção em Mateus, e Jesus nascer no ano 4 a.C., faz sentido. Ele morreria no ano 30 e teria, talvez, 34 anos", argumenta o historiador.

São Lucas

São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14). Lucas não conheceu Jesus pessoalmente.

Ele nos faz entender a verdade fundamental: Jesus é o Filho de Deus. Uma vez que, reconhecemos em Jesus o Filho de Deus, Ele nos dá uma missão: anunciar o Evangelho a toda criatura. O Evangelho escrito, narrado e testemunhado a nós, foi-nos dado para que tenhamos a vida em Deus.

A leitura orante do Evangelho nos leva a observar a fé, a vocação e a missão dos apóstolos e a imitar o Cristo que reza, ensinando-nos o valor da oração e da intimidade com o Pai. Uma leitura atenta do Novo Testamento nos faz descobrir que o Evangelho é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”. (Rm 1,16).

O poder do Evangelho é o poder de Deus em nossas vidas! É o poder das Boas Novas de Jesus Cristo! Sem o poder do evangelho, somos apenas religiosos e não experimentamos a verdadeira TRANSFORMAÇÃO de vida! O poder do Evangelho transforma.

O que só enriquece as leituras possíveis.

  • Evangelho segundo Mateus.
  • Evangelho segundo Marcos.
  • Evangelho segundo Lucas.
  • Evangelho segundo João.
  • Pós-graduação em Estudo e Interpretação Teológica dos Evangelhos.

Billy Graham foi um dos pregadores evangélicos mais populares e polarizadores do final dos anos 1940 e dos anos 50, 60 e 70. Ele foi capaz de se conectar e se relacionar com uma grande variedade de pessoas, não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.

Em uma das suas primeiras mensagens, Jesus está falando sobre o ministério pastoral. Ele afirma que, antes de tudo, o pregador da Palavra de Deus precisa do óleo da unção, que está intimamente relacionada com o Espírito Santo. Ungir com óleo era um costume desde o Antigo Testamento.