Como surgiu o desenho na Pré-História?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na pré-história o desenho surgiu como forma de as pessoas se comunicarem facilitando o desenvolvimento de uma linguagem falada e escrita.

O desenho, como representação gráfica, faz parte da história do ser humano desde a era Pré-Histórica. Os homens primitivos desenhavam nas paredes das cavernas com o intui- to de se comunicar e de registrar histórias do cotidiano, além de transmitir saberes e conhecimentos dos antepassados e da sua cultura.

O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, porém obteve status de arte durante a Idade Média. O desenho possibilitou o estudo da figura humana. Desde o final do século XIX, os desenhos eram bastante utilizados em publicidade.

A principal temática da arte rupestre é a vivência dos primeiros seres humanos durante a Pré-História. As imagens produzidas nas paredes das cavernas e nas rochas mostram os animais que os seres humanos viam em suas andanças e que desejavam capturar.

O homem pré-histórico se expressou por meio de de desenhos, pinturas, gravuras e esculturas nas cavernas e grutas, pois está era forma disponível em que se podia deixar registrado sua cultura, costumes e hábitos.

A Arte na Pré-História expressa a forma de vida dos homens primitivos. Desde os desenhos feitos em cavernas até os objetos usados para a caça, a arte desse período revela como os primórdios viviam e se comunicavam.

O primeiro desenho animado foi do Francês Émile Reynaud, que criou o praxynoscópio, sistema de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, projetado no seu próprio théatre optique (parecido com projetor de filme), no Musée Grévin em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892.

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.

O surgimento do desenho, assim como a escrita, ocorreu em períodos pré-históricos, principalmente como uma manifestação da estética e da linguagem. Os Egípcios e os Maias retratavam o cotidiano e mantinham o legado de conhecimento por meio de desenhos avançados e escrita rebuscada.

São Paulo – Considerado o primeiro desenho animado da história, o "Fantasmagorie" completa hoje 104 anos desde a sua primeira exibição no cinema. O curta de pouco mais de 1 minuto foi feito em 1908 e é obra do francês Émile Cohl, conhecido como o pai da animação.

Achada uma gravura geométrica feita pelo 'Homo erectus' há mais de 400.000 anos. Parte da gravura achada em uma concha da jazida de Trinil (Indonésia). W. L. Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou o que, dizem, é o primeiro desenho da humanidade.

A primeira pintura foi feita pelos homens primitivos, acredita-se que tenha sido feita pelo Homo Neanderthalis na era pré-histórica. Escavações arqueológicas realizadas na Europa, África e Ásia revelam que os homens primitivos foram os primeiros pintores e escultores e demonstravam através dessas artes o seu cotidiano.

Fantasmagorie

Criada em 1908 pelo francês Émile Cohl, "Fantasmagorie" é a animação mais antiga do mundo. Ela tem pouco mais de 1 minuto, foi exibida no cinema e mostra o inventor dessa animação desenhando um boneco.

As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais. O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.

Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas em rochas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre. Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.).

A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.

É chamado de arte rupestre o conjunto de figuras encontradas em paredes de cavernas e outros abrigos. Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás.

As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares.

Sendo até mesmo, um precursor da linguagem escrita, da fotografia e assim, do cinema, e até mesmo das representações cartográficas.

Os primeiros registros em desenho feitos pelo homem datam de mais de 30 mil anos a.C. Eram imagens que mostravam parte do cotidiano do homem pré-histórico, incluindo, em sua maior parte, a retratação de animais, como mamutes, bois selvagens, entre outros.

As animações eram desenhadas uma a uma em um papel vegetal, seguindo esquema de 24 imagens por segundo, é esse o padrão que nosso cérebro consegue interpretar o esquema de movimentação. Sabendo disso vários clássicos foram feitos a partir desse padrão como Tom and Jerry, Popeye e o clássico Mickey Mouse.