Como surgiu o caboclo ou mameluco?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

O caboclo, ou mameluco, tem sua origem na miscigenação da raça branca com a indígena, com predominância da última. O resultado dessa mescla é uma raça forte e bonita. A miscigenação é o resultado da mistura de povos diferentes; os brasileiros herdaram essa mestiçagem desde a época da colonização.

DEFINIÇÕES DE 'CABOCLO'
Durante o período colonial, o termo referia-se aos índios catequizados e descendentes da miscigenação entre o índio e o europeu (PARKER, 1985). Por volta do século XIX, o termo era comumente utilizado para designar, de forma genérica, os habitantes rurais da Amazônia (LIMA, 1997; GALVÃO, 1955).

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

Caboclo, caboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. O mestiço de branco com caboclo é o cariboca ou curiboca sendo denominação utilizada também pelos filhos de brancos e índios.

Cafuzo, Mulato e Mameluco
As principais "sub-etnias" que surgiram no Brasil foram: Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos; Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial; Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.

O MULATO – mistura do branco com o negro; • O CAFUZO – mistura do negro com o índio; • O MAMELUCO ou CABOCLO – mistura do branco com o índio.

Os mamelucos eram escravos que, geralmente, serviam a seus amos como pajens ou criados domésticos e que, eventualmente, eram usados como soldados pelos califas muçulmanos e pelo Império Otomano. Em alguns países, como no Egito, conquistaram o poder.

Mulatos: São descendentes de negros e brancos. Caboclos: São descendentes de índios e brancos. Cafuzo: São descendentes de índios e negros. Indígenas: São nativos da região brasileira.

Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

Zélio, o Caboclo das Sete Encruzilhadas: o 'fundador da umbanda' que não é bem aceito por umbandistas atuais.

Dentre os registros linguísticos mais notórios dos caboclos está o “sotaque”, categoria nativa que nomeia uma situação de desafio em forma de bravata que estabelece um diálogo, uma alternância entre (en)cantadores.

Os mamelucos guiavam a expedição. Reunindo características do branco e do índio, desempenhavam papel importante como elemento de ligação entre as duas culturas, europeia e indígena.

Caboclo é um termo Tupi que designava os filhos de indígenas com os brancos europeus. Os caboclos, aqui tratados, são os descendentes da miscigenação entre brancos europeus (portugueses e espanhóis), negros e índios durante os séculos de colonização portuguesa.

Os brasilíndios foram chamados de mamelucos pelos jesuítas espanhóis horrorizados com a desumanidade que essa gente castigava seu gentio materno.