Como surgiu as organizações manufatureiras?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior. Atualmente não existe mais esta distinção, e o termo manufaturado é sinônimo de industrializado.

A manufatura sucedeu o artesanato como forma de produção e de organização do trabalho. Surgiu por volta do século XIV em alguns centros urbanos da Itália, Flandres e Inglaterra, e atingiu o apogeu nos séculos XVII e XVIII.

- 1768: o inventor inglês Sir Richard Arkwright cria uma máquina de fiar avançada para o período, aumentando significativamente a produtividade.

Ele consiste em transformar matéria-prima ou partes em bens acabados, utilizando trabalho humano, ferramentas, maquinários, processamento físico-químico. A manufatura em larga escala permite a produção em massa de bens, usando linhas de produção e tecnologias avançadas.

Manufatura – nessa fase, já ocorria divisão do trabalho, onde cada operário realizava uma tarefa ou se responsabilizava por parte da produção. Embora já houvesse o emprego de máquinas simples, a produção dependia fundamentalmente do trabalho manual.

A produção artesanal faz parte da vida humana desde a Idade Média, acredita-se que a manufatura moderna surge próxima à Revolução Industrial britânica, expandindo-se, a partir de então, por toda a Europa continental, logo à América do Norte e, em seguida, pelo resto do mundo.

A manufatura se caracteriza pela transformação de insumos em produtos para o uso cotidiano, podendo ser feito de forma manual (artesanato) ou automatizada.

Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Nos processos atuais, temos conceitos de processo de manufatura, manufatura repetitiva, manufatura discreta, processos de projeto, manufatura por oficinas, manufatura por oficinas, manufatura contínua, manufatura aditiva, além das características de manufatura aditiva que merecem ser estudadas.

Origem da maquinofatura na Revolução Industrial
Na Revolução Industrial Inglesa do século XVIII havia a necessidade de aumentar a produção, diminuir os custos e aumentar os lucros.

O fluxo da mão-de-obra; O fluxo dos equipamentos; O fluxo de informação; O fluxo da engenharia.

A indústria, na forma que a conhecemos hoje teve sua origem na primeira revolução industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX na Inglaterra. A principal finalidade de uma indústria é transformar matéria-prima em produto acabado, usando para isso mão de obra humana, máquinas e energia.

O início da Revolução Industrial ocorreu pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que aproveita o vapor da água aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la em força para mover as máquinas.

Antes do surgimento das máquinas, a forma de produção da época era inteiramente manual, realizada pelos artesãos. Ainda sem a implantação das fábricas, o trabalhador realizava os serviços em casa com a ajuda da família.

O termo pode se referir a uma determinada faixa de atividade humana que vai do artesanato à alta tecnologia, porém costuma ser utilizado com maior frequência para se referir à produção industrial, em que matérias-primas são transformadas, numa grande escala, em produtos acabados.