Como surgiu a teoria reformista?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A teoria reformista é conhecida também como teoria marxista. Trata-se de um dos principais contrapontos à teoria de Thomas Malthus e surgiu no mesmo contexto histórico da teoria neomalthusiana, ou seja, na segunda metade do século XX, em um momento de crescimento populacional nos países subdesenvolvidos.

Teoria Reformista
Ela defende que é preciso enfrentar os problemas sociais e econômicos para que exista o controle espontâneo de natalidade. O número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e elevam o padrão de vida.

Teoria Reformista
Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação. De acordo com a teoria reformista, se não houvesse pobreza as pessoas teriam acesso a educação, saúde, higiene, etc., o que regularia, naturalmente, o crescimento populacional.

De modo geral, descreve mudanças em qualquer direção propostas na política, na economia ou na cultura de uma sociedade, podendo depender de transformações individuais ou invenções com impacto coletivo, tais como a roda de fiar e a economia da aldeia auto-sustentável.

Reformismo é a crença de que através de mudanças graduais e dentro das instituições existentes pode-se mudar fundamentalmente o sistema econômico e as estruturas políticas da sociedade.

Os ecomalthusianos surgiram no final do século 20 com a teoria de que o crescimento populacional exagerado pressionava os recursos naturais, podendo representar riscos para um futuro próximo em razão dos impactos ambientais.

Teoria Reformista
Para os reformistas, o aumento das taxas de natalidade era resultado do subdesenvolvimento, e não a causa. De acordo com essa teoria, a pobreza existia porque havia deficit na educação, saúde e saneamento básico.

Teoria Reformista (ou Marxista)
Alguns pensadores contrários criticaram a abordagem de “os pobres causam a superpopulação”, e a Teoria Reformista foi uma das principais oposições a isto. Essa teoria tem como principal argumento que a causa da fome e da pobreza é a má distribuição de renda.

A Teoria Neomalthusiana teve forte embasamento na Teoria Malthusiana, uma vez que ambas viam o crescimento populacional como a principal causa da pobreza. Já a Teoria Reformista tem como premissa a ideia de que a pobreza é a principal causa do crescimento da população.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

A teoria reformista, toma como base diversos estudos que mostram a redução das taxas de natalidade em países que investem na qualidade de vida de seus cidadãos.

Pontos positivos do Reformismo: A análise minuciosa sobre a sociedade, o que desmistificou a ideia de que o alimento não seria suficiente para a população, mas sim, que a concentração de renda era a mazela social da contemporaneidade.

Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica. Lutero elaborou as 95 teses e fundamentou uma teologia que deu origem a novas denominações dentro do cristianismo.

O ecomalthusianismo é uma teoria demográfica e também ambiental que questiona a relação de desequilíbrio entre o crescimento populacional e a disponibilidade de recursos naturais, além da capacidade da natureza em resistir à crescente intervenção humana em função do aumento gradativo das populações.

A Reforma Protestante ou Reforma Europeia foi um movimento importante dentro do cristianismo ocidental na Europa do século XVI que representou um desafio religioso e político para a Igreja Católica e em particular para a autoridade papal, decorrente do que eram percebidos como erros, abusos e discrepâncias cometidos ...

Geralmente, os movimentos reformistas buscam modificações nas leis buscando meios de garantir os direitos de forma igualitária. Os movimentos sociais revolucionários buscam as mudanças por meio dos conflitos, influindo na ordem social.

Significado de Marxista
substantivo masculino e feminino Partidário dessa doutrina; indivíduo que segue a teoria de Karl Marx (1818 - 1883). Etimologia (origem da palavra marxista).

Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial.

Já o bloco dos países socialistas adotava, entre outras politicas, a estatização, sistema em que as terras e os meios de produção pertencem ao Estado, e o pleno emprego, isto é, a garantia de emprego a todos os trabalhadores. Esse bloco era influenciado principalmente pela União Soviética.