Como surgiu a potência?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

A humanidade demorou milhares de anos para chegar da contagem simples até os cálculos de potenciação. Uma importante etapa desse percurso foi desenvolvida por Arquimedes, na Grécia antiga. Esse matemático viveu no século 3 a.C. e fez importantes contribuições tanto no desenvolvimento teórico, como prático da ciência.

A potenciação é uma operação matemática. Utilizamos a potenciação para indicar multiplicações consecutivas de um mesmo fator. Por exemplo, 35 representa 5 multiplicações do número 3, o que resulta em 243. Dizemos que 3 é a base, 5 é o expoente e 243 é a potência.

Potência é uma grandeza física usada para calcular a quantidade de energia concedida ou consumida por unidade de tempo.

Isso nos leva a considerar três tipos de potência:

  • Potência Aparente (S)
  • Potência Ativa (P)
  • Potência Reativa (Q)

Denominamos: Base: o número que se repete. Expoente: o número de fatores iguais. Potência: o resultado da operação.

O nascimento da maior potência mundial, os Estados Unidos, ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. As grandes nações da Europa ocidental encontravam-se enfraquecidas economicamente, industrialmente e politicamente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pois o conflito devastou diversos países.

Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta.

São elas: multiplicação de potência de mesma base, divisão de potência de mesma base, potência de potência, potência do produto e potência do quociente.

Os tipos de potência são: elétrica, instantânea, mecânica, média e termodinâmica.

Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente.

42 = quatro elevado a potência dois ou quatro elevado a dois ou quatro elevado ao quadrado ou quadrado de nove. 83 = oito elevado a terceira potência, oito elevado a três ou oito elevado ao cubo ou cubo de oito. 94 = nove elevado a quarta potência, nove elevado a quarta.

Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1.

Para representar a potência de um número a, escrevemos an (lê-se: a elevado a n), em que n é o expoente e a é a base, o que significa que multiplicaremos a por ele mesmo n vezes. A potenciação possui uma operação inversa, conhecida como radiciação.

Propriedades das potências

  • propriedade – Multiplicação de potências de mesma base.
  • propriedade – Divisão de potências de mesma base.
  • propriedadePotência de potência.
  • propriedadePotência de um produto.
  • propriedadePotência do quociente.

watt

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de potência é o watt (W) em homenagem ao inventor escocês James Watt (1736 a 1819), devido a suas contribuições científicas.

Fórmula de potência elétrica
Pot = U * i, onde: U = diferença de potencial; i = corrente elétrica.

A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação sucessiva de um número por ele mesmo. Ao multiplicar o 3 por ele mesmo 4 vezes, isso pode ser representado pela potência 3 elevada a 4: 34.

As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano, os cálculos envolvendo juros compostos são desenvolvidos baseados na potenciação das taxas de juros, a função exponencial também é um exemplo onde utilizamos potências, a notação científica utiliza potências no intuito de representar números muito grandes ou ...

Na física, uma lei é dita lei de potência se entre dois escalares x e y ela é tal que a relação pode ser escrita na forma: onde a (a constante de proporcionalidade) e k (o expoente) são constantes. que é a mesma forma da equação de uma reta.

Potências ou expoentes
Use o símbolo ^, também conhecido como acento circunflexo. Por exemplo, para escrever 4 elevado à 5ª potência, digite " 4^5 ".

A potência é uma grandeza física, de símbolo P, definida como a razão entre a energia produzida, transferida ou transformada e o intervalo de tempo em que ocorreu essa transferência.