Como surgiu a polaina?

Perguntado por: rnogueira8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Antigamente, as polainas eram utilizadas pelos trabalhadores rurais que se dedicavam ao gado ou à agricultura. Com o tempo, começaram a aparecer polainas que faziam parte dos uniformes usados no exército, complementando as botas.

A polaina vem no nome francês poulaine. É um acessório de moda utilizado para cobrir uma parte da perna, mais ou menos com a medida do joelho até o tornozelo. É como se fosse uma meia, porém sem cobrir o pé, somente a canela. São utilizadas por cima de calças e meias-calças, cobrindo uma pequena parte do calçado.

Um dos itens capazes de proteger as mulheres do frio são as polainas. Essa peça, que surgiu na década de 1980, protege a parte superior dos pés e a parte inferior das pernas.

A meia calça e a malha são responsáveis por não permitir que a bailarina e o bailarino se machuquem durante a aula e apresentações com pequenos arranhões e machucados que podem ser provocados pelos movimentos no chão e pela sapatilha.

MEIA CALÇA
Aquece as pernas evitando lesões e diminui o atrito entre coxas e panturrilhas, evitando assaduras. Evita arranhões e machucados pelo contato da sapatilha com a pele e proporciona um visual limpo e longilíneo das pernas.

Observação: o comprimento das polainas pode variar entre 50 e 55cm.

Meia polaina aeróbica fitness feminina, ideal para compor o look na academia ou corrida. Possui punho duplo para um melhor ajuste e pode ser usada franzida cobrindo metade da canela ou esticada.

Mas você sabe o que é e para que serve a polaina? Saiba que a peça vai muito além das academias ou do aspecto estético, funcionando como uma proteção extra contra o frio, especialmente o intenso. A peça forma uma barreira complementar às outras peças de roupas.

O modelo meia pata pode estar presente em sandálias, scarpins ou nos peep toes, que são calçados que tem uma parte aberta nos dedos, que deixam ao menos um dedo a mostra.

Polaina texana de sola de couro serve para aumentar a proteção do frio na panturrilha, compor o visual da bota e preencher o seu interior para deixar a bota mais justinha na perna.

Como usar polaina. Não tem muito segredo. A peça fica na canela, cobrindo o peito do pé e pode ser tanto complemento de seu sapato como elemento de acréscimo. Você pode usar com bota, sapatilha, tênis, salto alto ou baixo, coturno e o que você quiser.

30cm

Polaina TÉRMICA LÃ Tricô (Comprimento 30cm) Feminina Maculino | Shopee Brasil.

Não é somente uma questão estética, o coque evita que fios de cabelos caiam no rosto e atrapalhem o movimento das bailarinas. Ter o rosto livre de fiozinhos ajuda, inclusive, na concentração e na memória muscular. Para alunas que já estão treinando piruetas, é fundamental.

Arrastão, entre outras aceções, significa «tecido de malhas bem abertas, ger. us. para fazer camisas, meias etc., cuja trama lembra a de uma rede» (Dicionário Houaiss).

O auge nos anos 80
As famosas dançarinas francesas de cancã, do século XIX, foram as primeiras mulheres a usarem a meia-calça arrastão, o modelo era muito melhor do que a meia-calça tradicional, pois facilitava a transpiração e dava mais liberdade aos movimentos durante as apresentações.

Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, né?

Você pode até ir às aulas de balé vestindo camiseta e uma calça legging. Todavia, você pode perder parte da flexibilidade e beleza dos movimentos.

7. Acessórios: Não é adequado usar brincos, colares, pulseiras, relógios no palco e principalmente esmaltes escuros/chamativos, exceto se fizerem parte do figurino. A bailarina tem que chamar atenção pela sua graça e beleza, e não por um detalhe escandaloso em seu figurino...

No caso de longos períodos sentado ou deitado, a utilização de meias ajuda a controlar a circulação das pernas sem prejudica-las; Gestantes que estiverem sofrendo com sintomas de inchaço e dor também podem recorrer as essas meias.