Como surgiu a mestiçagem?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

A mestiçagem foi um fenômeno do resultado do contato sexual entre os três principais gru- pos étnicos: espanhóis, índios e negros. Ao passar por gerações e gerações misturas de raças, houve o crescimento de tais castas que não obtemos informações concretas de quantas pessoas estavam englobadas em cada grupo.

Pela sua formação histórica, o Brasil é um país miscigenado cultural e etnicamente. Os portugueses, que eram brancos, tiveram filhos com índias e negras. Por sua vez, os negros também se uniram com indígenas. Os filhos nascidos dessa união foram classificados pelo tom da pele como mulatos, cafuzos e caboclos.

Miscigenação é o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças". O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica (que ainda pode ser chamada de mestiçagem ou caldeamento) é considerado mestiço.

Fruto do envolvimento entre o europeu e o indígena, os mestiços viviam à margem da política colonial, sobrevivendo de expedientes variados nos espaços urbanos e rurais hispânicos. Poderiam trabalhar em serviços braçais, no artesanato, em funções militares ou auxiliarem na vigia dos trabalhadores nativos.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo, Mulato e o Cafuzo.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo = branco + índio; Mulato = negro + branco; Cafuzo = índio + negro.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Os “pardos” são caracterizados como mestiços (“métis”), enquanto os “ caboclos” seriam os indígenas (“indiens”). O censo de 1872 procede também a uma divisão geral da população em “livres” e “escravos”.

Com o passar dos anos, os povos que chegaram ao Brasil começaram o processo de miscigenação e deram origem aos mestiços. Mulatos - descendentes de brancos e negros; Caboclos – descendentes de brancos e índios; Cafuzos – descendentes de negros e índios; Responda: 1) O que você entendeu por miscigenação?

O primeiro acontecimento que marca o início da mistura do povo brasileiro é a chegada dos colonizadores portugueses à região brasileira, datada de abril de 1500. Ao chegarem, os portugueses depararam-se com a grande população indígena que já vivia em terras brasileiras.

A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em contato com os colonizadores do Velho Mundo. Em meio ao interesse de exploração e o afastamento dos padrões morais europeus, os portugueses engravidaram várias índias que deram à luz nossa primeira geração de mestiços.

Geneticamente, a população brasileira continua mestiça. No último censo demográfico (2010), 47,5% da população brasileira foi classificada como branca, 43,4% como parda e 7,5% como preta.

A MISCIGENAÇÃO, OU CRUZAMENTO, ENTRE OS GRUPOS ÉTNICOS FOI BASTANTE INTENSA NO BRASIL, DANDO ORIGEM AOS MESTIÇOS OU “PARDOS” (COMO SÃO DENOMINADOS EM ESTATÍSTICAS OFICIAIS): O MULATO (NEGRO + BRANCO), O CABOCLO OU MAMELUCO (INDÍGENA + BRANCO) E O CAFUZO (INDÍGENA + NEGRO).

Ao analisarmos a obra de Darcy Ribeiro, percebemos que o Brasil representado pelo autor é um Brasil mestiço, híbrido, miscigenado. Fruto da colonização Ibérica e da mistura de povos distintos, é o exemplo claro de um povo novo, diferente de suas matrizes originais.