Como surgiu a luta na civilização humana?

Perguntado por: ovargas6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

No início da civilização humana, as lutas eram atribuídas à questão de sobrevivência, ao exercício físico e ao treinamento militar. Por muito tempo, a luta era uma atividade apenas de defesa e ataque pessoal.

Desde os primórdios as lutas estiveram presentes na natureza através dos animais e do ser humano. Há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade e existem diversos tipos de luta espalhados pelo mundo. Os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos.

Dentre exemplos de lutas que fazem parte da civilização humana, pode-se citar: boxe, capoeira, kung fu e etc.

A modalidade praticada na Grécia Antiga era o pancrácio, uma atividade que inclui técnicas, como: cotoveladas, socos, quedas, imobilizações, torções, joelhadas, além de outros golpes.

Shuai Jiao (também conhecida como Luta Livre Chinesa), é considerada a mais antiga arte marcial chinesa. O primeiro registro da luta, que na época era chamado de Jiao Ti, data de 2.697 aC, época em que o lendário Imperador Amarelo lutou contra Chih Yiu.

As lutas estão presentes no cotidiano do ser humano desde os primórdios da humanidade, e foram evoluindo de acordo com as necessidades do homem. No início eram utilizadas para a sobrevivência do ser humano como na caça, para se defender de animais ou até mesmo de outros humanos.

As lutas são práticas corporais compostas por técnicas de ataque e defesa que tem como objetivo a defesa pessoal, o condicionamento físico e/ou a participação em competições.

AS LUTAS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS SISTEMATIZADAS, VIVÊNCIAS LIMPAS, COM REGRAS ESTABELECIDAS, TRADIÇÕES, REALIZADAS EM LOCAIS APROPRIADOS, ONDE A DISPUTA BASEIA-SE NO RESPEITO ENTRE AS PESSOAS.

Na índia e na China surgiram os primeiros indícios de formas organizadas de combate.

Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.

Resposta. aldeias, tribos e nas festividades.

  • Malla-yuddha. Com pelo menos 5 mil anos de história, pois teria sido criada em 3000 a.C., essa espécie de wrestling indiano usa técnicas de agarramento, socos, sufocamento e acerto de pontos de pressão. ...
  • Shuai Jiao.
  • Kalaripayattu.
  • Pancrácio.
  • Taekkyon.

Sendo provavelmente a arte marcial mais antiga do mundo, o kung-fu surgiu da observação do homem para com a natureza e foi sendo aprimorado ao longo dos anos, gerando diversos estilos em uma única arte marcial.

A primeira luta realizada no Brasil foi em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex- boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado.

As lutas são compostas de atitudes de respeito, até dentro de um combate onde os lutadores se cumprimentam ao terminarem. Atitudes como essas e outras como de não bater em um adversário que está caindo no boxe, de não dar golpes abaixo da cintura, são filosofias exploradas dentro das regras de tal modalidade.

Na Grécia Antiga, os lutadores competiam nus, com o corpo envolto por azeite e uma fina camada de areia para se protegerem do frio. Força física e estratégia eram as duas principais qualidades que um atleta de luta greco-romana deveria ter para ser bem sucedido nos tempos iniciais deste esportes.

A prática de artes marciais contribui para o condicionamento físico, como a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora.