Como surgiu a longitude?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Parece ter sido Eratóstenes, no século III a.C., quem primeiro propôs o sistema de duas coordenadas geográficas, uma grelha de latitude e longitude, para determinar a posição de um lugar à superfície da Terra, actualmente um sistema tão bem conhecido.

A longitude é a distância, em graus, entre o meridiano de origem e o meridiano local. Por convenção, adotou-se como origem o Meridiano de Greenwich (que passa pelo observatório de Greenwich na Inglaterra). Os valores da longitude variam de 0o (Greenwich) a 180o a leste e a oeste de Greenwich.

Se a latitude foi “descoberta” através do conhecimento científico comprovado que se tinha quanto a esfericidade do planeta Terra, para se obter a outra informação para compor as coordenadas geográficas.

Eratóstenes

Parece ter sido Eratóstenes, no século III a.C., quem primeiro propôs o sistema de duas coordenadas geográficas, uma grelha de latitude e longitude, para determinar a posição de um lugar à superfície da Terra, actualmente um sistema tão bem conhecido.

Longitude: é a distância em graus medida entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich, estabelecido como o meridiano de 0º. As longitudes variam até 180º, tanto em direção leste quanto em direção oeste, adquirindo sinal negativo para indicar o hemisfério ocidental.

A solução puramente astronómica do problema da longitude baseia-se na posição da Lua a respeito do Sol, ou de outra estrela e na posição destes astros a respeito da Terra, isto é, pela medição dos três ângulos representados na figura: a altura da estrela, a altura da Lua, a distância angular entre a estrela e a Lua.

Longitude: é ângulo medido entre qualquer meridiano e o Meridiano de Greenwich. As longitudes variam de 0º em Greenwich até 180º para Leste e 180º para Oeste.

Cada grau de uma latitude ou longitude equivale a aproximadamente 111,11 km. Da mesma, forma pode-se calcular 60 minutos e 3600 segundos, que correspondem a 1° (um grau).

A principal função da longitude é conhecer a localização de uma região, um lugar ou um objeto na Terra. No caso, se eles estão no Hemisfério Ocidental (Oeste) ou Oriental (Leste). Por isso, os graus de longitude sempre trazem as letras W (West, oeste em inglês) ou E (East, leste em inglês).

O que é longitude? Longitude é uma coordenada geográfica que representa a distância, em graus, de um ponto na Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. Ela pode ser medida de 0º (sobre o meridiano de Greenwich) até 180º Leste ou Oeste, dando a volta no globo.

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Já a longitude é bem mais complicada. Não há nada no movimento do Sol, das estrelas, ou da Lua que seja visualmente diferente visto de um lugar mais a leste ou mais a oeste de outro lugar, então não podemos usar apenas os movimentos dos astros para definir a diferença de longitude entre os dois lugares.

Elas formam um único ponto nos pólos nos quais os meridianos começam. No equador, um grau de longitude equivale a aproximadamente 111.321 quilômetros, enquanto a 60 graus de latitude, um grau de longitude equivale a apenas 55.802 km (esta aproximação é baseada no esferóide Clarke 1866).

Um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60 segundos. Dessa maneira, temos dois tipos de coordenadas geográficas: Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de Equador.