Como surgiu a Igreja evangélica no Brasil?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911. Com a estimativa de 22,5 milhões de membros, a Assembleia de Deus é hoje a maior denominação pentecostal do mundo.

Igreja Reformada Potiguara (1625 1692): a primeira igreja protestante do Brasil.

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero, então um clérigo católico romano, nascido na cidade alemã de Eisleben, se insurgia contra o Vaticano e proclamava que não era preciso uma intermediação de um padre para colocar um homem em contato com Deus.

Muitas denominações brasileiras acrescentaram aos seus nomes a expressão “evangélica” e o termo “crente”, que já havia ganho forma pejorativa, foi paulatinamente substituído por “evangélico/a” para designar os fiéis e as igrejas não-católicas e não-ortodoxas.

Sacramentos
O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911.

Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava.

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.

É tida como a mãe de todas as igrejas da cidade de Roma e do Mundo. Consagrada pelo Papa Silvestre, no dia 09 de novembro de 324, com o nome de Basílica do Santo Salvador, ela foi a primeira igreja que de fato foi publicamente consagrada.

Arroio do Padre

Em Arroio do Padre (RS), a cidade mais evangélica do país – 85,84% da população estimada de 2.966 pessoas, segundo dados do IBGE -, o atual mandatário recebeu 83,17% dos votos válidos, contra 16,83% do candidato do PT.

Nesta obra, o especialista em patrística Bryan Litfin apresenta os 10 pais da igreja, entre eles Agostinho, Inácio, Orígenes, Perpétua e Tertuliano.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.

Devido aos protestos causados pelo manifesto de Lutero, em 31 de outubro de 1517, o termo “protestante” ganhou notoriedade, sendo os seus seguidores chamados de “luteranos” ou “evangélicos”.

1. Do Evangelho; conforme manda o Evangelho; que segue a lei de Cristo. 2. Protestante (em oposição a católico romano).

Sua principal característica é a crença nas boas-novas de Jesus Cristo pelo evangelho. Atualmente, o termo mais utilizado para essa vertente é “Movimento Evangélico”, visto que evangelismo normalmente é usado como sinônimo de evangelização, que significa espalhar os ensinamentos de Jesus.

A Assembleia de Deus, igreja pentecostal, é a que conta com maior número de membros em todo o Brasil, representando 34% do total. Ela é seguida pela Igreja Batista, do grupo das igrejas evangélicas históricas, e que detém 11% dos fiéis.

O artigo 5º, inciso VI, da Constituição, assegura o livre exercício dos cultos religiosos, pois considera a liberdade de consciência e de crença inviolável.