Como surgiu a idéia de cidadania presente na sociologia?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega.

O conceito de cidadania surgiu na Grécia antiga, no contexto do surgimento da democracia direta. De acordo com seus conhecimentos sobre o tema explique o que era ser cidadão neste período.

Resposta verificada por especialistas
Porque o conceito de cidadania costuma variar nos aspectos tempo e espaço social. Nesse sentido, podemos afirmar que a cidadania que existe na sociedade atual (espaço) é fruto de uma evolução histórica (com o tempo).

A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega.

Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada.

Dentre as potencialidades pode-se apresentar: a formação do pensamento crítico, compreensão dos direitos e deveres, entendimento da sociedade e formação cidadã. As aulas de Sociologia possuem papel determinante na formação dos alunos, especialmente com vistas à educação para a cidadania.

Em segundo lugar, na ciência política e sociologia, o termo adquire sentido mais amplo. A cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais. Essa última forma de cidadania é a que nos interessa.

3 Os três pilares da cidadania democrática

  • 3.1 Pensamento crítico. O exercício democrático da cidadania exige a capacidade de pensar por si mesmo e desenvolvê-lo é tarefa primordial da educação. ...
  • 3.2 Cidadania universal. O segundo pilar da cidadania democrática é a cidadania universal. ...
  • 3.3 Imaginação narrativa.

Para Wanderley Guilherme dos Santos, a ideia de cidadania no país se iniciou nos tempos do Império, mas somente começou a vingar após a Revolução de 1930, na Era Vargas, o primeiro momento em que realmente se desenvolveu uma política social.

A cidadania política está alicerçada nos principais valores da democracia, a liberdade, a igualdade, a solidariedade, a tolerância e o bem-estar de todos os que convivem na sociedade.

Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana (respeito aos direitos humanos, direito ao trabalho, à alimentação, à moradia, ao lazer, à saúde, à educação, etc.)

A cidadania moderna refere-se ao conjunto de direitos e deveres dos cidadãos que pertencem a uma nação, ou seja, o povo de um país. O núcleo dessa cidadania compõe-se basicamente de três elementos: o civil, o político e o social.

O papel da história na formação da cidadania faz com que o próprio aluno se veja como sujeito de capacidade múltiplas, onde seu saber relativo não é ignorado, pois é o que o constitui como ser social, é o que o forma como cidadão.

Ao que parece a liberdade no conceito antigo instigava o cidadão aparticipar das questões voltadas à 'Polis' ou 'Urbs' para atuar em prol do Estado, e seria um privilégio ser uma parte vital, ou seja, era uma posição de democracia ativa enquanto que na democracia moderna ela é defensiva.

A função da cidadania é contribuir para a participação ativa dos indivíduos na sociedade, e o exercício pleno da cidadania promove a participação das pessoas em diversos setores da comunidade, havendo assim a construção de uma sociedade democrática.

Desse modo, os principais instrumentos de exploração da colônia – as grandes propriedades e a escravidão – foram os principais obstáculos para a formação da cidadania brasileira, conforme veremos a seguir.

O conceito de cidadania envolve um conjunto de direitos e deveres que um indivíduo precisa exercer no convívio com uma sociedade.

A não cidadania ocorre quando os indivíduos em uma sociedade não possuem seus plenos direitos e deveres, ou, ela não é igualitária, como vemos a partir das parcelas segregadas e financeiramente pobres.

A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais. Nesse sentido, é a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano em geral.

A Sociologia nos auxilia a fazermos reflexões como sujeitos pertencentes a um mundo social o qual nos constrói socialmente e ao mesmo tempo é construído por nós. Nos ajuda a entender quem somos e para onde vamos.