Como surgiu a ginástica de condicionamento físico?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A ginástica de condicionamento antigamente tinha um formato e um protocolo a ser seguido, ou seja, a mesma foi desenvolvida na Grécia Antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias (BRASIL, 2001).

Tipos de ginástica de condicionamento físico

  • Abdominais;
  • Pular corda;
  • Corrida;
  • Flexões de braço;
  • Agachamentos;
  • Bicicleta;
  • Alongamentos;
  • Entre muitos outros.

A Ginastica de condicionamento físico é uma modalidade de ginastica da categoria de ginástica não – competitiva, que apresenta como objetivo melhorar a aptidão física geral do praticante, incluindo agilidade, equilíbrio, resistência cardiovascular, força muscular, flexibilidade e a coordenação motora.

Objetivo geral
Proporcionar melhora no condicionamento físico dos indivíduos através de melhoras nos aspectos da força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade além de prevenir e tratar problemas relacionados ao sedentarismo.

Quais são os tipos de condicionamento físico? O condicionamento físico integra 4 tipos: equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Vamos ver no detalhe o que cada um representa, exercícios adequados e seus benefícios.

Resposta: Fazem parte dos elementos constitutivos da Ginástica: Exercícios de Condicionamento Físico, Elementos Corporais, Manejo de Aparelhos e Exercícios Acrobáticos.

A ginástica é uma prática que trabalha capacidades físicas do corpo humano, como força, flexibilidade e consciência corporal. A ginástica é uma prática corporal que envolve aspectos físicos como flexibilidade, coordenação motora e força.

É a ginástica indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas.

A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.

Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos.

Para obter um bom condicionamento físico é preciso, além de manter periodicidade, executar os exercícios de forma assertiva. O nosso corpo foi programado para movimentar-se e ser sempre o mais eficiente possível, por isso que os movimentos não tendem a ser tão difíceis.

7 exercícios para melhorar seu condicionamento físico

  • Treinos funcionais. ...
  • Corrida. ...
  • Hidroginástica ou natação. ...
  • Pular corda. ...
  • Use escadas. ...
  • Aulas de dança. ...
  • HIIT.

A prática regular de atividade física traz vários benefícios ao organismo, tais como, melhora das funções cardiovasculares, previne doenças degenerativas, diminui os índices de gordura corporal, melhora dos aspectos psicológicos, tais como, humor, sono, ansiedade, estresse, entre outros.

A ginástica surgiu no Brasil no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática da ginástica rítmica. Os homens, na mesma época, só faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.

Segundo o médico, as causas podem ser a má qualidade do sono, questões de saúde mental, como ansiedade e depressão, e o uso de medicamentos que diminuem a libido.

Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.

Uma opção bastante eficaz é praticar 30 minutos de atividade física distribuídos por cinco dias da semana, por exemplo. Para obter benefícios adicionais, os adultos podem aumentar a quantidade de atividade aeróbica moderada para 300 minutos semanais.

Quanto aos tipos de ginástica de condicionamento físico, pode-se citar: os exercícios aeróbicos – por exemplo, a corrida e a natação, os anaeróbicos, que são intensos e de curta duração – por exemplo, burpees e pular corda, e os exercícios de força, como a musculação.

Componentes do condicionamento físico
O condicionamento físico é composto, essencialmente, de três elementos distintos: força, flexibilidade e resistência.

Manter um bom condicionamento físico é essencial, pois auxilia na prática de exercícios, facilita as tarefas do dia a dia, previne dores musculares, aumenta a força, melhora a resistência cardiovascular, aumenta a flexibilidade, entre outros.