Como surgiu a expressão de mostrar o dedo do meio?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

De acordo com o folclore, soldados ingleses mostravam os dois dedos aos combatentes franceses. Os soldados da França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados, para evitar que eles conseguissem atirar flechas. O gesto britânico seria, portanto, uma provocação.

Já em Bangladesh e no Irã, o gesto é altamente ofensivo e tem o mesmo significado de “mostrar o dedo do meio” para nós. No Japão, esse gesto informal significa “namorado”, e o seu uso não é recomendado para homens.

A primeira menção escrita do dedo do meio como uma forma de insulto data de 423 a.C. na peça “As Nuvens”, do poeta grego Aristófanes. Nela, o personagem Estrepsíades faz uma piada comparando o dedo do meio ao pênis.

De acordo com o folclore, soldados ingleses mostravam os dois dedos aos combatentes franceses. Os soldados da França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados, para evitar que eles conseguissem atirar flechas. O gesto britânico seria, portanto, uma provocação.

Passar a mão no corpo, tocar ou encostar partes íntimas para satisfação, “roubar” ou beijar alguém à força. Ações sem consentimento, o “não é não!”, são consideradas crime de importunação sexual pelo Código Penal Brasileiro, reforçado pela Lei nº 13.718/2018, com pena de um a cinco anos de prisão.

Há muito tempo os chineses acreditavam que cada dedo da mão significava alguém da família. Sendo assim, o polegar significava os pais, o indicador os irmãos e amigos, o dedo médio simbolizava a própria pessoa, o mindinho os seus filhos e o anelar simboliza o parceiro (esposa ou esposo).

Paz e amor, ou amizade - usado em todo o mundo por grupos de paz e contracultura; popularizado no movimento de paz americano da década de 1960.

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? O gesto com as mãos simbolizando um L – fazendo um ângulo de 90° com o polegar e o dedo indicador – ficou popular na eleição de 1989 e até hoje é repetido pelos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vemos, principalmente nos países de origem inglesa, mostrar o dedo do meio para xingar ou menosprezar o oponente/adversário ou até um amigo. Como surgiu essa prática ou costume? Poucos sabem que tal gesto surgiu durante a guerra de cem anos (1337-1453 ), entre franceses e britânicos.

Finger mouthing, ou "dedo na boca", é exatamente o que o nome diz – mas pouco tem a ver com o "dedinho na boquinha", movimento supostamente sexy em que se morde o indicador deixando os dentes à mostra. (É, isso mesmo – aquele muito utilizado pelas loiras do Tchan nos anos 1990.)

Dedo mindinho – expressão – significa intelecto e habilidades de comunicação. Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença.

Para quem não sabe, esse é o símbolo do coração na Coreia - formado ao unir as pontas do polegar e do dedo indicador. Tudo começou com um gesto feito por astros do K-pop, gênero musical originado na Coreia do Sul, para agradecer os fãs, e que se transformou na pose favorita para selfies no país.

Tudo começou com um gesto feito por astros do K-pop, gênero musical originado na Coreia do Sul, para agradecer os fãs, e que se transformou na pose favorita para selfies no país.

mostrar dedo do meio em Inglês [flip someone off, give the finger] Ex: He really knows how to flip people off with style. Ex: Did he flip you off? [ele te mostrou o dedo do meio?]

A importunação sexual é considerada crime comum, que pode ser praticado por qualquer pessoa, seja do mesmo gênero ou não. A vara criminal comum tem competência para processar e julgar os casos, salvo os episódios de violência doméstica e familiar contra mulher, prevista na Lei n. 11.340 (Lei Maria da Penha).

Sobre a exposição das imagens, há a Lei 13.718/18, que entra no artigo 218-C do Código Penal, que diz que expor imagens íntimas de terceiros pode dar de 1 a 5 anos de prisão, além de indenização por danos morais e materiais à vítima.

Veja exemplos de atos obscenos citados pelas especialistas:
Tirar a roupa no meio da rua. Urinar em local público. Expor o pênis dentro de um ônibus.

O dedo mindinho, o humilde dedo número cinco da mão, há muito tempo é visto como um acessório decorativo, um dedinho para levantar delicadamente enquanto tomamos uma xícara de chá.

polegar

O polegar é o dedo mais importante da mão, sendo responsável por 40 a 60% da sua função1 (Figura 1), e sua perda provoca importante incapacidade funcional, estética e psicológica2.

anelar

Anéis no dedo anelar
Tal como o nome sugere, este é o dedo de eleição para os homens usarem um anel.

Chifrinho
Diversas religiões como a wicca e o hinduísmo usam esse gesto em seus rituais. Já em alguns países latinos, incluindo no Brasil, o chifrinho direcionado a alguém tem o intuito de ofender e dizer que a pessoa está sendo traída.