Como surgiu a expressão baba ovo?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Era o nome dado aos soldados rasos que tinham como obrigação durante as saídas de campo e campanhas carregar os sacos com os mantimentos dos seus superiores hierárquicos.

babar ovo {verbo}
kiss ass {v.}

Plural: baba-ovos |ó|.

Em geral, esse ditado popular é empregado para fazer referência a pessoas que estão de mau humor, emburradas ou passaram o dia extremamente irritadas.

1. Boca de chupar ovo. Lábios muito flácidos que dão a aparência de boca murcha mesmo em quem possui os dentes.

O que nos causa estranheza é o uso do “pai do cascudo”. Parece-nos, a menos que a visão esteja turva, que o “pai do cascudo” cascudo também o é. Desconhecemos as virtudes e benemerências que possam ser atribuídas ao “cascudo-pai” que o faça merecedor da expressão portadora de comprazimento e indulgência.

A origem eu desconheço. Mas significa que algo será rápido. Significa algo que leva muito pouco tempo para ser feito. Como se a pessoa gastasse um palito pra ir realizar o tal trabalho e outro para voltar a fazer o que estava fazendo antes.

São os famosos invejosos, que pouco trabalham mas que sempre estão tecendo comentários negativos sobre os outros.

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o plural de puxa-saco («bajulador») é puxa-sacos. Trata-se de um composto constituído por uma forma verbal (puxa) e substantivo (saco).

Em inglês, a expressão que equivale a 'puxa-saco' não tem origem tão nobre [se é que dá para chamar de nobre]. Lá eles dizem 'brown noser'. No entanto, este termo, dado à sua origem nada humilde, é considerado ofensivo e, portanto, é preciso de vez em quando dar uma amenizada e usar a palavra 'toady'.

SUCK-ASS ou ASSLICKER.

Pessoa que bajula: 1 bajulador, adulador, lisonjeador, chaleira, engraxador, lambe-botas, manteigueiro.

Leites | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O bajulador – indivíduo que bajula – é tido como um aproveitador e oportunista, pois utiliza de falsos sentimentos para conquistar os seus objetivos.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Nas décadas de 1960 e 1970, a pessoa que apresentava problemas psiquiátricos e se tornava incapaz de trabalhar, poderia se aposentar com base no Artigo 22 do CP de 1940. Daí dizer-se: "aquele sujeito é 22".