Como surgiu a corrida do saci?

Perguntado por: asales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Corrida do saci. Ótima brincadeira para estimular a coordenação e o equilíbrio. Essa brincadeira também tem origem nas tribos indígenas do Mato Grosso – Kalapalo. Com algum material – giz, areia ou qualquer coisa que possa ser usado para marcar – defina o início e o final do campo de corrida.

CORRIDA DO SACI
Assim, todos os jogadores permanecem atrás da linha de partida. Quando for dado o sinal, todos devem correr com uma perna só até a linha de chegada. Se for utilizado os dois pés em algum momento da corrida, o jogador fica fora de jogo. Vence quem conseguir chegar primeiro do outro lado com uma perna só.

2- Corrida do Saci
Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.

Quais são as habilidades especiais do Saci
O Saci é conhecido pelo domínio das matas, e a farmacopeia é um dom natural desse personagem. Ele é o guardião de plantas e ervas medicinais das quais são obtidos medicamentos e encantamentos. Sua verdadeira força está em conexão com a natureza.

O que são os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas? São um evento esportivo e cultural que reúne etnias brasileiras e internacionais, originado dos Jogos Nacionais dos Povos Indígenas, criados em 1996 por meio de uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC).

As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de indígenas do Brasil, representam as brincadeiras e os jogos indígenas que foram criados nas tribos para diversão, sobretudo das crianças.

Geralmente, são jogados cerimonialmente, em rituais, para agradar a um ser sobrenatural e/ou para obter fertilidade, chuva, alimentos, saúde, condicionamento físico, sucesso na guerra, entre outros. Visam, também, a preparação do jovem para a vida adulta, a socialização, a cooperação e/ou a formação de guerreiros.

Corrida do saci. Ótima brincadeira para estimular a coordenação e o equilíbrio. Essa brincadeira também tem origem nas tribos indígenas do Mato Grosso – Kalapalo.

• Arranca mandioca
O primeiro da fila será o “dono da roça” e deve agarrar-se a uma árvore ou poste. O segundo entrelaça seus braços pela barriga do companheiro da frente, e assim sucessivamente, até que todos estejam firmemente agarrados um aos outros e prontos para começar.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

Todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem: terra! Pulam para o lado da terra. Quem pular para o lado errado ou fizer menção de pular quando não deve pular, sai.

Popular entre os Kalapalo, do Alto Xingu (Pará), Heiné Kuputisü ou corrida do Saci é uma brincadeira de apostar corrida, mas com um pé só. Quanto maior o espaço, mais a criança pode trabalhar a força e o equilíbrio.

Mangá, Tobdaé é uma brincadeira feita com peteca, mas o modo de brincar dos indígenas se parece mais com o jogo “queimada” que tanto conhecemos. É jogada com quatro ou seis petecas ao mesmo tempo e com dois jogadores disputando a partida por vez.

O objetivo da atividade é que os pequenos passem a bola para o coleguinha de trás por cima da cabeça e por baixo entre as pernas, de forma alternada de acordo com a fila.

Algumas versões do saci apresentam-no com a mão furada, sendo essa uma característica extraída do “pesadelo”. Já o ato de fumar está relacionado com a cultura indígena, mas também era uma influência da cultura africana.

O objetivo dessa é impedir sua fuga. Conta-se que o saci vive por 77 anos, sendo que, depois desse período, ele pode transformar-se em um cogumelo venenoso ou naqueles cogumelos que são encontrados nos troncos das árvores, os “orelha-de-pau”.

Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.