Como surgiram as rodas gigantes?

Perguntado por: mgalvao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Criada em 1893 para uma feira de invenções em Chicago, nos EUA, a roda-gigante sempre teve a missão de unir público em busca de diversão com boas oportunidades de comércio. Depois de virar símbolo de parques de diversões ao redor do mundo, a roda-gigante chegou ao Rio de Janeiro.

A Wiener Riesenrad é a roda-gigante mais antiga do mundo ainda em operação. Foi originalmente construída em 1897 para homenagear o 50º Jubileu do Imperador Franz Josef I e continua a ser uma das atrações mais queridas de Viena.

High Roller, Las Vegas
A roda-gigante é, literalmente, a maior atração do The Linq, novo complexo de entretenimento da Strip. Do ponto mais alto, a 168 metros sobre o chão, é possível ver os principais hotéis e cassinos de Las Vegas. São 28 cabines que comportam até 40 pessoas por vez.

Em toda parte do mundo podemos encontrar a roda-gigante ,como expressão de arquitetura, entretenimento e diversão. O que atrai na roda-gigante é o movimento de subida e descida se alternando e provocando diversas sensações, desde curiosidade, prazer, alegria ou até medo.

A vida é como uma roda gigante da voltas, hoje você tá em baixo, mais amanhã pode estar no topo. O importante é já mais desistir. A roda gigante e a gangorra são dois objetos que definem bem a vida. Se você não tem firmeza, serenidade e humildade na parte de baixo dificilmente saberá lidar com as alturas!

Rio Star

EngenheiroRonald Waldeck
DesenvolvedorJLC Empreendimentos
Período de construção2018–2019
Abertura6 de dezembro de 2019
StatusEm funcionamento

Ninguém sabe ao certo quem inventou a roda, mas os registros mais antigos foram encontrados por volta de 3500 AC, lá na Mesopotâmia (onde fica hoje a Turquia). As primeiras rodas eram de madeira resistente, depois vieram os aros e mais tarde, a roda passou a fazer parte também das máquinas industriais.

Batizada de Roda Rico, a atração com 91 metros de altura estará disponível para visitação no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos. Serão 42 cabines com ar-condicionado, Wi-Fi, interatividade, capacidade para oito visitantes e até bluetooth para o turista escolher a trilha sonora da sua viagem.

8 rodas-gigantes mais famosas do mundo

  • FG Big Wheel, Balneário Camboriú, Santa Catarina.
  • Dubay Eye, Dubai, Emirados Árabes.
  • High Roller, Las Vegas, Estados Unidos.
  • RioStar, Rio de Janeiro.
  • Tianjin Eye, Tianjin, China.
  • Big-O, Tóqui, Japão.
  • London Eye, Londres, Inglaterra.
  • Wiener Riesenrad, Viena, Áustria.

Para saber mais sobre ela e outras atrações, confira quais são as maiores rodas-gigantes do Brasil:

  • Roda Rico.
  • Yup Star Rio.
  • Yup Star Foz.
  • FG Big Wheel.

12. Uso obrigatório de máscara. - Não é permitido: Gestantes, cardíacos, pessoas portando tala ou gesso, recém operados; portadores de labirintite ou doenças similares; pessoas que fazem uso de medicamentos que causem tontura.

A atração deverá funcionar oito horas por dia, entre 10h e 18h. Isso representa cerca de 26 voltas diárias da roda-gigante.

Ingresso e meia entrada para a Yup Star Rio
O valor para comprar pelo site e de R$ 59. A meia entrada custa R$ 35 e vale para crianças de 3 a 11 anos (até 3 não paga), jovens de 12 a 21, estudantes, brasileiros com idade acima de 60 anos, pessoas com deficiência (PCDs) e um acompanhante por cada PCD.

Aproximadamente 70W dessa energia está sendo usado para movimentar uma roda gigante instalada em frente a entrada do evento e os outros 30% vão para um quiosque onde o público pode deixar o celular carregando. Há filas tanto para dar uma volta na roda gigante quanto para produzir energia.

A Roda da Vida é uma ferramenta de Coaching que mede o índice de satisfação das pessoas em áreas importantes de sua vida. Tem o formato de uma mandala, um círculo que é composto por quatro importantes tríades estruturantes e que são: Âmbito Pessoal, Âmbito Profissional, Qualidade de Vida e Relacionamentos.

A Roda da Vida é uma ferramenta bem simples e interessante, muito usada por coaches para fazer um exercício de autoconhecimento. Com ela você vai enxergar como está sua vida hoje, perceber o precisa ser mudado e traçar as ação para equilibrar seus projetos, seus amores, sua saúde e seus dias.

A roda da vida é uma técnica de coaching na qual se cria uma representação visual dos esforços do usuário em diversas áreas de sua vida, como profissional, pessoal e espiritual, permitindo análises e reflexões pessoais sobre áreas de sua vida que necessitam de mais atenção.

Todas as idades são bem-vindas na maior Roda-gigante da América Latina. Lembrando que crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas de um responsável para embarcar na Roda-gigante.

O passeio dura entre 22 e 30 minutos e cada cabine acomoda até 8 visitantes ou 600 kg com ar-condicionado, interatividade e até bluetooth (Bluetooth 2.0) para reproduzir seu playlist favorito durante o passeio.

432 pessoas

A roda-gigante tem capacidade para transportar até 432 pessoas a cada 18 minutos.