Como surgiram as manufatureiras?

Perguntado por: lsampaio9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior. Atualmente não existe mais esta distinção, e o termo manufaturado é sinônimo de industrializado.

- 1768: o inventor inglês Sir Richard Arkwright cria uma máquina de fiar avançada para o período, aumentando significativamente a produtividade.

O termo manufatura pode se referir a uma grande variedade de atividades humanas, desde o artesanato até a alta tecnologia, mas é mais comumente aplicada à produção industrial, na qual as matérias primas são transformadas (produção ou montagem de elementos) em bens acabados em grande escala.

A manufatura existe desde que a humanidade começou a produzir seus próprios utensílios. No início, seu propósito era garantir a sobrevivência e, com o tempo, o rol de objetos manufaturados aumentou em volume e complexidade, resultando na confecção manual de itens utilitários.

Para muita gente, as empresas teriam surgido com o Capitalismo Moderno. Mas, na verdade, elas são uma criação medieval. Curiosamente, mesmo com a importância das corporações empresariais no mundo contemporâneo, a História Empresarial ainda é pouco conhecida do grande público.

As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força.

Nos processos atuais, temos conceitos de processo de manufatura, manufatura repetitiva, manufatura discreta, processos de projeto, manufatura por oficinas, manufatura por oficinas, manufatura contínua, manufatura aditiva, além das características de manufatura aditiva que merecem ser estudadas.

O que é um processo de manufatura? Um processo de manufatura (de fabricação) é a maneira pela qual uma empresa estabelecerá como produzirá seus produtos para seus clientes.

A aplicação da manufatura aditiva no desenvolvimento de produtos possibilitou um processo chamado de prototipagem rápida, onde são feitos modelos para testes de forma mais ágil e à um menor custo. Isso permite realizar mais iterações do projeto e chegar à melhores produtos.

Maquinofatura – é o processo iniciado no século XVIII com a Revolução Industrial. Caracteriza-se pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia como o carvão mineral e o petróleo, produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho.

As primeiras atividades industriais estabeleceram-se no mundo com a chamada Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Europa, mais precisamente no Reino Unido, no século XVIII (por volta de 1760). Nesse período foi criada a máquina a vapor, e o carvão mineral era a principal fonte de energia.

Ele consiste em transformar matéria-prima ou partes em bens acabados, utilizando trabalho humano, ferramentas, maquinários, processamento físico-químico. A manufatura em larga escala permite a produção em massa de bens, usando linhas de produção e tecnologias avançadas.

Foi ali que surgiu a maquinofatura. Confira! Em meados do século XVIII surgem na Inglaterra as primeiras fábricas modernas, com máquinas movidas pela energia do vapor. Era o início da maquinofatura, o sistema de produção característico da Revolução Industrial.

O fluxo da mão-de-obra; O fluxo dos equipamentos; O fluxo de informação; O fluxo da engenharia.

A manufatura é o processo de produção de bens a partir de matérias-primas ou componentes pré-fabricados, utilizando máquinas, equipamentos e mão de obra especializada.

Para isto, podemos dividir o processo da Manufatura Aditiva em 3 etapas principais: Fase Digital, Fase Fabricação e Fase Finalização.

Antes do surgimento das máquinas, a forma de produção da época era inteiramente manual, realizada pelos artesãos. Ainda sem a implantação das fábricas, o trabalhador realizava os serviços em casa com a ajuda da família.