Como surgiram as gerações?

Perguntado por: ecarvalho6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

As Gerações podem ser definidas como um grupo de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico e que causam impacto à sociedade no que diz respeito à evolução. Cada geração possui características únicas que estão diretamente ligadas ao seu comportamento, costumes e valores.

Pais e filhos. A análise das gerações é feita de acordo com o uso das tecnologias pelos indivíduos e das relações entre elas e os consumidores. Os aspectos comportamentais, naturalmente, não ficam para trás e também são fundamentais.

Neste artigo você vai descobrir quais são as gerações e seus nomes, bem como as características e particularidades de cada uma delas. Gerações Veteranos, Baby Boomers, "X", "Y", "Z" e Alpha. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em cinco gerações.

Considerando que a civilização humana existe há 200 mil anos, e o espaço de uma geração, em média, como 40 anos, pode-se concluir que já passaram por esse planetinha cerca de 5 mil gerações.

A ideia de geração pode ser entendida à luz de dois conceitos distintos: geração como grupo etário ou geração como grupo de pessoas nascidas num determinado ano ou período de tempo.

A teoria das gerações dos direitos identificou, ainda, cinco direitos de terceira geração, ou de fraternidade, quais sejam o direito ao desenvolvimento, direito à paz, direito ao meio ambiente, direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e o direito de comunicação.

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

geração Alpha

A geração Alpha é composta por crianças que desde muito pequenas estão inseridas em um cotidiano rodeado pela tecnologia. Em pleno desenvolvimento, é precoce afirmar o que pensam, mas a tendência indica que sejam muito mais independentes que suas antecessoras, e com habilidade de adaptação a novas tecnologias.

Embora os termos para as gerações mudem com base na geografia, é comum nos países ocidentais falar de tradicionalistas, baby boomers, geração X, geração Y, geração do milênio e (embora o nome seja contestado) geração Z ou geração 2020.

Geração Z

Geração Z (também conhecida por Gen Z, iGeneration, Plurais ou Centennial) é geração de pessoas que nasceu entre o começo dos anos 90 e o fim da primeira década do século XXI (2010).

Finalmente, veio a geração Z, integrada por pessoas nascidas entre 1997 e 2010 e que usam a internet desde muito jovens e, portanto, se sentem muito confortáveis com a tecnologia e o mundo digital. Mas nenhuma geração até agora se compara à geração alfa - formada pelos filhos dos millennials - neste aspecto.

Quais são as gerações e como é feita a classificação? Geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em 4 gerações. A nomenclatura é dada de acordo com o período em que a pessoa nasceu.

Hoje, pela primeira vez na história, temos cinco gerações convivendo entre si no ambiente de trabalho: Geração Tradicional (também chamada de Silenciosa, abrange as pessoas acima de 65 anos), Baby Boomers (50 a 64 anos), Geração X (35 a 49 anos), Geração Y (21 a 34 anos, também conhecidos como Millennials) e Geração Z ...

A Geração Silenciosa: nascidos entre 1928 e 1945, são os filhos da crise econômica de 1929 e da segunda guerra mundial. O termo “silencioso” se refere ao comportamento conformista da geração, sempre preocupada com o bem estar da sociedade.

Contudo, elas podem ser definidas de acordo com as seguintes datas: A Grande Geração (1901 – 1927), A Geração Silenciosa (1926 – 1945), Os Baby Boomers (1945 – 1965), A Geração X (1965 – 1980), Os Millennials (1981 – 1996), A Geração Z (década de 1990 – 2010) e A Geração Alpha (2010 a meados de 2020).

Todos nós sabemos o que significa a palavra geração consanguínea. Na Bíblia, ela é também reencarnação ou geração do espírito.