Como surgiram as corporações de ofício?

Perguntado por: dvilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Elas surgem como fruto da necessidade de regulamentação do ofício e defesa dos interesses em comum. Por isso, reuniam profissionais especializados no mesmo ofício. Só para citar alguns exemplos, existiam corporações de alfaiates, carpinteiros, ferreiros, construtores e outros.

Em geral, as corporações de oficio reuniam os comerciantes e artesãos que se envolviam na fabricação e venda de um mesmo tipo de produto.

As corporações de ofícios no Brasil
Há indicação de que a figura do juiz do povo foi extinta em 1713, devido à sua intensa atuação junto aos “interesses do povo”, acerca dos preços, dos gêneros e dos impostos.

As corporações se originaram como comendas estatais para funções de interesse público. Tratava-se de um privilégio concedido a empresas durante o período em que prestavam serviços ao poder público como garantia para investimentos arriscados voltados ao interesse público, em geral.

1. Colectividade sujeita a uma mesma regra ou estatuto ou que dirige assuntos de interesse público. 2. Conjunto de pessoas com afinidades, nomeadamente profissionais ou ideológicas, que se unem ou organizam com vista a interesses comuns.

Dentre as mais destacadas, estão as corporações dos construtores e dos artesãos.

As corporações de ofício eram grupos que se especializam em alguns produtos específicos e então se reuniam para garantir vantagens a partir dessa exclusividade. Já o contrato de aprendizagem é um tipo de contrato especial com um prazo de início e de fim.

As corporações de comerciantes eram chamadas de ligas reuniam profissionais de diversas cidades da Europa. A mais rica delas, a Liga Hanseática, possuía muitos navios e dominava o comércio no norte da Europa.

A sociedade medieval representava a si mesma como dividida em três ordens: os oratores, os bellatores e os laboratores.

Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.

O mestre de ofício, o mestre artesão, os mestres da arte popular e do artesanato são pessoas que se expressam através de diversas linguagens artísticas, ritos e festas comunitárias, dedicando sua vida e obra à produção e manutenção das práticas e saberes relativos à arte popular e ao artesanato tradicional.

Em se tratando de constitucionalização dos direitos sociais trabalhistas, convém destacar que a primeira Constituição Brasileira – outorgada por D. Pedro I – foi a de 1824. Inspirada nos princípios da Revolução Francesa, ela aboliu as corporações de ofício e assegurou a ampla liberdade para o trabalho (art.

As Guildas Medievais eram associações de profissionais surgidas na Idade Média. Entende-se também por corporações de ofício que eram associações surgidas a partir do século XII para regulamentar o processo produtivo artesanal.

A diminuição da população europeia em decorrência das mortes causadas pela Peste Negra ocasionou a diminuição da oferta de força de trabalho na produção agrícola, o que causou diminuição da produção e da parte destinada aos senhores feudais.

De modo prático, a corporação funciona de forma muito específica de organizar a produção, a fim de obter mais lucro com eficiência, minimizando os custos. Embora o termo também faça jus a uma pessoa jurídica, em que os empresários têm uma responsabilidade limitada, toda a administração é feita de forma centralizada.

Mas a expressão “Governança Corporativa” surgiu apenas no início dos anos 90, época em que foi publicado o primeiro código de melhores práticas de Governança Corporativa. O primeiro livro com essa expressão no título foi publicado em 1995 – Corporate Governance de Monks e Minow. (ANDRADE; ROSSETTI, 2004, p. 20).

TIPOS DE CORPORAÇÃO

  • Associações;
  • Sociedades;
  • Agremiações;
  • Instituições.

Fundada em 1982, a China State Construction Engineering Corporation (CSCEC) também está no radar quando o assunto é qual a maior empresa do mundo. Nesse caso, ela é a maior empresa de construção do mundo, com receita de US$ 293,7 bilhões em 2021, um aumento recorde anual de 17,1%.

O ano terminou, portanto, com saldo positivo de 2.142.300 novas empresas abertas durante o período, com 20.191.290 empresas ativas ao final de 2022.