Como surgiram as brincadeiras e jogos?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Kishimoto (1993), afirma que os jogos foram transmitidos de pais para filhos: “A tradicionalidade e universalidade dos jogos assenta-se no fato de que povos distintos e antigos como os da Grécia e Oriente brincavam de amarelinha, de empinar papagaios, jogar pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma.

Para relembrar a infância e fazer um passeio pela história, listamos a origem de 6 brincadeiras populares:

  • Cabra-cega. Cuidado com a mão boba. ...
  • Cara ou coroa. Quando: aproximadamente 300 a.C. ...
  • Joquempô Quando: entre 206 a.C. e 220 d.C. ...
  • Par ou ímpar. Quando: aproximadamente 200 a.C. ...
  • Jogo da Velha. Quando: 1 a.C. ...
  • Amarelinha.

Etimologicamente, o termo jogo advém do latim ludus, ludere, que designava movimentos rápidos, mas referia-se, também, à representação cênica, aos ritos de iniciação e aos jogos de azar.

Jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que cumprem a importante função de desenvolver diversas habilidades: motoras, sociais, emocionais, etc. O ato de jogar ou de brincar faz com que as pessoas que participam exercitem sua criatividade e a imaginação para a resolução das tarefas propostas.

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

Na Pré-história os jogos estão presentes como forma de lazer e de representar atividades rotineiras, além de servir como instrumento para passar herança cultural e conhecimentos entre as gerações.

A etimologia da palavra brincar, em português, remete para os verbos do alemão antigo blinkan ou blinken e springan, cujo significado é, respetivamente, gracejar/entreter-se, brilhar e pular (Machado, 2003).

6 brincadeiras antigas que estimulam

  1. Amarelinha. Lembra como o asfalto ficava marcado com os desenhos da amarelinha depois que a diversão terminava? ...
  2. Passa-anel. Apesar do nome, qualquer objeto pequeno pode fazer o papel do anel! ...
  3. Bolinha de Gude. ...
  4. Esconde-esconde. ...
  5. Cinco Marias. ...
  6. Pique-bandeirinha.

MOBA, RPG, MMORPG, FPS e mais: entenda significado dos gêneros de games

  • Ação.
  • Ação e Aventura.
  • RPG (Role-Playing Games)
  • Simulação.
  • Puzzle e Party Games.
  • Esportes.
  • Estratégia.

O jogo se chamava “Tennis for Two” e era uma versão simples do tênis de mesa. O “Tennis for Two” era jogado em um osciloscópio modificado, no qual os jogadores usavam botões para controlar a posição da bola na tela. O jogo tinha um gráfico primitivo, mas era bastante avançado para a época.

O surgimento do jogo educativo se deu no Renascimento, os jogos de todos os tipos que na era medieval eram abominados ressurgem se incorporando novamente no cotidiano das pessoas e também como um material pedagógico no ensino. Atualmente os jogos na educação são classificados de acordo com duas funções.

William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. O primeiro jogo de fliperama chamou- se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man.

Voltando aos anos 60 e 70, podemos nos lembrar de muitas brincadeiras simples, sem tantos recursos, mas que nem por isso deixavam de alegrar a criançada. Já nos anos 80 e 90, algumas coisas mudaram. Ainda tínhamos brincadeiras nas ruas, mas os eletrônicos começavam a bater na porta.

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.

Jogos são atividades sociais e culturais voluntárias, significativas, fortemente absorventes, não-produtivas, que se utilizam de um mundo abstrato, com efeitos negociados no mundo real, e cujo desenvolvimento e resultado final é incerto, onde um ou mais jogadores, ou equipes de jogadores, modificam interativamente e de ...