Como surge um bom caráter?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4 / 5 2 votos

Para a formação de um bom caráter, concorreu uma boa educação familiar, religiosa e escolar. Também tem grande influência as diversões e lazer, a vida ao ar livre, os jogos, as leituras formativas e o convívio com a sociedade. A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar.

Em termos gerais, o caráter fomenta de forma constante a maneira que uma pessoa age. Resumidamente, pode-se dizer que o caráter tem a ver com a índole do indivíduo, assim como a firmeza de sua força de vontade. A personalidade, de modo geral, distingue características marcantes de uma pessoa.

O caráter, por não ser hereditário, não se manifesta totalmente nas fases iniciais do desenvolvimento evolutivo. Ele vai passando por diferentes etapas, até alcançar sua expressão máxima na adolescência. Portanto, ele pode ser modificado e é suscetível de ser alterado; por exemplo, através da educação social.

O alicerce do caráter é a integridade. Um caráter digno fortalece sua capacidade de reconhecer a orientação do Espírito e de ser obediente a ela. Seu constante exercício da fé edifica um caráter forte.

É possível mudar uma pessoa? Apesar de o caráter ser moldável, nem sempre é possível provocar a mudança desejada. O psicólogo Zwinglio Christopher de Oliveira explica que a base de qualquer mudança é a percepção da necessidade de se mudar e um desejo real de realizá-la.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.] A principal preocupação do homem na vida não deve ser a aquisição de ouro, fama ou bens materiais.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

Quais são os traços de caráter? A divisão se dá em cinco tipos: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. Os traços de caráter não possuem qualquer ligação com a moral das pessoas, nem podem ser vistos como melhor ou pior que os demais.

Qual a diferença entre caráter e personalidade? O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

A visão psicológica sobre caráter
Na Psicologia, o caráter é definido como parte da personalidade, sendo um aspecto único de como cada indivíduo deve agir. Mesmo que indivíduos possuam atitudes parecidas, sua composição interna difere vigorosamente uma da outra.

As falhas de caráter são características naturais do ser humano. Errar faz parte do desenvolvimento e é graças aos erros que muitas de nossas aprendizagens e mesmo evolução como pessoas acontece. A falha está relacionada com consciência e busca sincera por mudanças.

6 características que toda pessoa mal caráter tem em comum:

  1. Ignorância. ...
  2. Manipuladoras. ...
  3. Não sabem reconhecer seus erros. ...
  4. Escondem a verdade. ...
  5. Não respeitam os limites de ninguém. ...
  6. Gostam de ser o centro das atenções.

Respondendo ao questionamento “o que é defeito de caráter“, se trata de todo aspecto negativo em nossa personalidade. Nossas falhas são resultado de nossa construção social e percepção em relação ao mundo. Do mesmo modo que aprendemos a ser bons, também podemos ser educados para ir na direção contrária.

Como fortalecer suas capacidades de liderança?

  1. Procure modelos na sua organização.
  2. Expandir sua visão.
  3. Encontre ou torne-se um mentor.
  4. Fortaleça suas habilidades de soft skills.
  5. Abrace o aprendizado contínuo.
  6. Buscar feedback proativamente.
  7. Fique por dentro (e compartilhe conhecimento, também)
  8. Cultive sua rede profissional.
Continuar lendo Como surge a afasia?