Como surge o nó de pinho?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O nó-de-pinho é originário da inversão dos galhos dos pinheiros, isto é: a parte que fica engastada no tronco, envolvida pelas camadas lenhosas.

Araucaria Angustifolia

Então, do que se trata a madeira de pinho? É uma madeira proveniente da árvore popularmente conhecida como pinheiro-do-Paraná, sendo seu nome científico Araucaria Angustifolia.

Nomes comuns: pinheiro, pinho, pinheiro-brasileiro. Árvore de 25 a 50m de altura, dióica, com o tronco cilíndrico, de casca grossa, cuja superfície se desprende em placas cinzento-escuras. As árvores jovens tem a copa cônica, e as adultas têm um formato característico de taça.

“O pinheiro só vai bem em lugares ensolarados. Não adianta plantar no meio da mata fechada, à sombra. A árvore também não aceita solo úmido ou encharcado, mas pode ser até ácido ou pedregoso”, comenta. É preciso fazer uma cova com 50 centímetros de profundidade e com o mesmo tamanho de largura e comprimento.

O pinheiro é a espécie comercialmente mais importante para a produção de madeira nas regiões de clima temperado e tropicais do planeta. Muitos deles são utilizados como matéria-prima para a produção da celulose, que é empregada na produção de papel.

A casca de pinus ou de pinheiro é um resíduo que vem da fabricação de móveis e tábuas de madeira da árvore Pinus. A casca é normalmente usada na jardinagem, tanto em áreas internas quanto em ambientes externos. O produto é totalmente natural e não tem adição de corantes nem insumos químicos.

São conhecidos como pinhas. Com forma ovalada, de até 15 cm de comprimento, escamas achatadas e com duas sementes no interior. Estas sementes carnosas e muito saborosas são denominadas pinhões.

Possui forte odor de pinheiros, chamado odor "pináceo".

A madeira pinho vêm da árvore pinheiro-do-Paraná, de nome científico Araucária Augustifolia. Ao contrário do nome, essa árvore não pertence à família de pinheiros. Em suma, se trata de uma conífera, de rápido crescimento, que pode chegar de 20 a 35 metros de altura.

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.

700 anos

Contudo, apesar de ser encontrada há tanto tempo na Terra e de viver em média 700 anos, esta espécie, que pode atingir 50 metros de altura e mais de dois metros de diâmetro de tronco, está sob perigo crítico de extinção.

O pinheiro apresenta uma raiz principal ou pivotante muito desenvolvida. Germinação: hipógea, distribuindo-se desuniformemente por um longo período de tempo (Ferreira, 1977; Kuniyoshi, 1983).

Com 12 a 15 anos. Já no caso de árvores enxertadas pela técnica de “pinhão precoce”, com 6 a 8 anos.

Como cuidar de pinheiro: Dicas extras para cultivo

  1. Certifique-se de escolher um local ensolarado para plantar a árvore.
  2. O solo deve ser bem drenado.
  3. Adube a árvore duas vezes por ano com um adubo orgânico levemente acidificante.
  4. Regue a árvore para manter o solo levemente úmido.