Como surge o desejo?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

O que dá combustão para esse desejo (ou seja, o gatilho) é a dopamina. Quando a pessoa vê alguém que acha interessante, se sente atraída, o cérebro libera esse neurotransmissor que provoca a sensação de prazer. O que sustenta e dá energia a essa busca é a adrenalina. E o freio, a serotonina.

O desejo faz parte da natureza humana e é um dos motores que impulsam a conduta humana. O homem que deseja algo torna-se um sujeito ativo que leva a cabo diversas ações para satisfazer as suas vontades. A metafísica entende que o desejo é um sentimento, logo, ele não faz parte do mundo, mas sim de uma pessoa.

Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. Por exemplo: a alimentação é indispensável para a vida e independe da nossa vontade. Logo, alimentação é uma necessidade. Agora, querer se alimentar em um restaurante de luxo desfrutando de pratos finos, isso é um desejo.

O desejo surge espontaneamente com o envolvimento entre duas pessoas, sendo que estas devem estar em sintonia e ter chances de criar situações agradáveis. Prazer é uma emoção e um sentimento que se expressa individualmente; para a mulher, há uma forma particular de sentir e manifestar o prazer.

A atração sexual nada mais é do que o desejo sexual por outra pessoa e pode estar relacionada, segundo alguns estudos, com os nossos genes. A atração sexual pode ser resumidamente explicada como o desejo sexual por outra pessoa.

Quando estabelecemos estes dois pilares em nossa vida, temos mais facilidade para compreendermos que o Desejo nos conduz a uma vida com mais consciência, enquanto o Prazer nos enreda a uma vida de fragilidades.

Epicuro observou e distinguiu os desejos humanos em três categorias: 1) desejos naturais e necessários, 2) desejos naturais, mas não-necessários, e 3) desejos não-naturais e não necessários.

O desejo inconsciente se manifesta inquietantemente no dito do próprio sonhador, sem que este disso se dê conta. O sujeito fala mais do que supõe, exprimindo algo da verdade de seu desejo independentemente de suas intenções lingüísticas racionais.

Praça Ramos de Azevedo

A Fonte dos Desejos, na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo, é um conjunto de esculturas que inclui a fonte propriamente dita, o monumento a Carlos Gomes e 12 esculturas em bronze, mármore e granito representando personagens de óperas compostas pelo Maestro Carlos Gomes.

A falta de libido, ou seja, de desejo sexual não está necessariamente ligada ao amor ou a pessoa amada. Normalmente está relacionada com alto índice de estresse, ansiedade, rotina, desânimo ou falta de estímulos e cansaço, além de fatores fisiológicos como deficiências hormonais.

Tornamos-nos muitas vezes escravos dos nossos desejos sem ao menos percebermos. Pedro disse em sua segunda carne (2:19) que nos tornamos escravos do que nos vence. Se o que nos vence é o vicio, ele nos destruirá, seja em dividas, saúde, perda de emprego, família.

Qual a diferença entre desejo e necessidade? Em resumo, a necessidade é algo indispensável para a nossa sobrevivência. Já o desejo é algo que pode ser dispensável, ou seja, não precisamos dele para viver. Quando o assunto é dinheiro, fique atento para não tratar os desejos como se fossem necessidades.

Sinais que te ajudarão a identificar se é amor ou desejo

  1. Você só quer se divertir. ...
  2. Suas intenções vão em uma só direção. ...
  3. Você quer construir um relacionamento. ...
  4. Você quer estar junto nos bons e nos maus momentos. ...
  5. Vocês não se complementam.

O importante é assimilar que existe solução. Estar nesse tipo de situação não é algo saudável para o emocional de nenhuma pessoa.
...
Caso você decida fortalecer o relacionamento atual, vou sugerir alguns aspectos que podem ser fortificados:

  1. Carinho;
  2. Erotização;
  3. Cumplicidade;
  4. Brincadeiras;
  5. Admiração;
  6. Amizade;

Propósito ou pretensão: 5 propósito, pretensão, anseio, anelo, intenção, intento, intuito, tenção, desígnio, alvo, objetivo, objeto, projeto.

7 dicas para aumentar a libido feminina

  1. Praticar exercício físico. ...
  2. Fazer exercícios de Kegel. ...
  3. Comer alimentos afrodisíacos. ...
  4. Aumentar a lubrificação íntima. ...
  5. Se expôr ao sol nas horas certas. ...
  6. Dedicar tempo ao parceiro. ...
  7. Conhecer seu próprio corpo.

O maior desejo do ser humano, é ser amado, como muitos não encontram esse saciamento dentro de si, assim muitos acabam- se procurando o amor em lugares, que apenas serão usados como objetos, só de prazeres.

Reprimir um desejo significa basicamente negar para si mesmo a existência dele, impedindo-o de se tornar consciente. É esse processo mental que pode dar origem a uma neurose.

Continuar lendo Como surge a afasia?