Como surge a afasia?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

A afasia ocorre em decorrência de uma lesão no cérebro, sendo a causa mais comum o acidente vascular cerebral (AVC) no hemisfério esquerdo. Além de AVCs, doenças degenerativas, doenças metabólicas, traumatismos, tumores, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência podem levar à afasia.

Não há como prevenir diretamente a afasia. A prevenção ocorre ao evitar as doenças de base. Como o AVC é uma das principais causas, deve-se controlar seus fatores de risco, como: controle da pressão arterial, diabetes mellitus, colesterol, obesidade, sedentarismo, tabagismo, entre outros.

Sintomas da Afasia

  1. fala com frases curtas, incompletas ou que não fazem sentido;
  2. substituição de uma palavra por outra ou um de som por outro;
  3. fala palavras irreconhecíveis;
  4. não entende a conversa de outras pessoas;
  5. escreve frases sem sentido.

AVC, TCE e Tumor Cerebral são causas da afasia
O AVC pode ser causado por oclusão (entupimento, bloqueio ou obstrução) de um vaso sanguíneo – AVC isquêmico (AVCI) ou por ruptura (rompimento, sangramento) de um vaso sanguíneo – AVC hemorrágico (AVCH).

A afasia pode mudar as relações com a família e amigos, dificultar a independência ao sair de casa (como ao usar transporte público ou fazer compras), afetar a auto-identidade e, como para Willis, pode afetar a capacidade de trabalhar.

Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

O indivíduo não consegue nomear objetos ou compreender o que escuta, por exemplo. O tratamento da afasia é feito pelo fonoaudiólogo.

O portador de afasia deve ser estimulado para fazer um tratamento que o ajude a reabilitar as capacidades comprometidas, sejam elas de fala, escrita ou compreensão. O tratamento da afasia é feito pela estimulação da linguagem e é planejado especificamente para cada caso.

São feitos exames de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM), para descobrir qual o tipo de lesão cerebral que causou a afasia. Podem ser realizados outros testes de acordo com a causa suspeita.

Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala.

Problemas na fala
Dificuldade para emitir palavras, impossibilidade de se comunicar, fala enrolada. São sinais fortíssimos de que a pessoa está tendo um AVC, principalmente se acompanhado de fraqueza dos membros inferiores ou superiores.

Para pessoas com comprometimento mais grave, uma abordagem de estímulos (repetir palavras para a pessoa) e a abordagem de estímulo programado (falar palavras e apresentar objetos que podem ser tocados ou vistos) ajudam a recuperar a capacidade de usar a linguagem.

A perda completa da fala não está entre os riscos da cirurgia. Até porque, mesmo com adaptações, é possível voltar a falar, sendo o procedimento reversível ou definitivo.

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.