Como suprir a falta de nicotina?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Tome muita água, vários copos por dia. Isso vai ajudar você a sentir-se melhor. Toda vez que você pensar em acender um cigarro, tome água; Tenha sempre pequenas porções de alimentos não muito calóricos à mão: cenoura, pepinos, castanhas e frutas secas, por exemplo.

Segundo a especialista do INCA, a intensidade dos sintomas de ficar sem o cigarro variam de pessoa para pessoa, considerando também o nível de dependência. Contudo, todas as reações são passageiras e tendem a desaparecer em uma ou duas semanas – no máximo um mês.

Na verdade, entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para passar por essa fase. Entre os principais sintomas da abstinência estão: dor de cabeça, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros.

O truque para deixar de fumar utilizando cigarros eletrônicos é fazer as coisas devagar, sem pressa, no seu ritmo. Quanto mais rápido e mais precipitado for sua tentativa de tentar parar o uso, pior era o fracasso. E se houver qualquer recaída nesse período, todo processo precisará ser reiniciado.

Como parar de fumar: 7 métodos que vão te ajudar

  1. Elimine os gatilhos do ato de fumar. ...
  2. Faça o momento de fumar ser menos prazeroso. ...
  3. Pare de fumar de uma vez só ...
  4. Pare de fumar aos poucos. ...
  5. Atrase o horário do primeiro cigarro. ...
  6. Utilize substitutos da nicotina. ...
  7. Busque ajuda médica e psicológica.

Você pode utilizar este método de duas formas: Reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais. O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

A resposta aos componentes do cigarro é cerebral. — Os neurônios são estimulados a liberar dopamina para o núcleo accumbens, parte do cérebro relacionada à sensação de prazer, bem como à impulsividade e ao comportamento maternal.

Além dos sintomas referidos anteriormente, deixar de fumar de repente pode provocar dor de cabeça, dificuldade de concentração e alteração do sono. Este conjunto de sintomas pode ainda incluir aumento do apetite, tristeza e até depressão, sendo chamado de síndrome de abstinência da nicotina.

Apesar da aperência diferente e não possuir a mesma quantidade de componentes químicos que um cigarro convencional, o VAPE também é prejudicial a saúde. Quando o vapor do cigarro eletrônico é inalado, ele chega aos pulmões ainda quente.

A força de vontade precisa atravessar o período mais crítico, a fase mais aguda de abstinência, que dura de 1 a 2 semanas. Alem da vontade intensa de fumar, são comuns sintomas como tonteiras, dores pelo corpo, irritabilidade e alteração do sono.

Na verdade, você consegue uma melhora em sua pele em menos de 3 meses, à medida que o fluxo sanguíneo melhora e os níveis de nutrientes são restaurados. Recomendamos que você fale com o seu médico sobre encaminhamento e alternativas para parar de fumar.

Cigarros eletrônicos causam dependência
Não é fácil deixar de usar cigarros eletrônicos porque, assim como os cigarros convencionais, eles contêm nicotina, substância que causa dependência. Algumas das versões eletrônicas têm sal de nicotina, que é ainda mais potente e viciante.

Porém, cabe alertar e informar sobre o quanto o cigarro eletrônico, pod ou vape podem fazer mal e os perigos que eles conferem à saúde das pessoas em geral e de atletas em particular, que incluem aumento do risco de câncer e de doenças cardiovasculares e pulmonares, além de doping.

O ideal é marcar uma data para parar de fumar. Será o seu primeiro dia sem cigarro. Até ele chegar, vá reduzindo aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente. Se você fuma um maço (20 cigarros) por dia, por exemplo, 20 dias antes da data comece a fumar 1 cigarro a menos a cada dia.

Os efeitos nocivos do fumo transpõem os níveis puramente físicos, atingindo o envoltório sutil e vibratório que modela, vivifica e abastece o organismo humano, denominado perispírito ou corpo espiritual.