Como superar a dificuldade em Exatas?

Perguntado por: lmoreira5 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Dicas para superar as dificuldades e melhorar os resultados em matemática

  1. Saiba identificar suas dificuldades. ...
  2. Busque entender para que servem os conceitos. ...
  3. Abra sua mente e supere as dificuldades. ...
  4. Entender para aprender melhor. ...
  5. Busque sempre novos exercícios na sua aula particular.

Cada pessoa possui um estilo de aprendizagem, e mudar a forma como a matemática é ensinada para a criança pode fazer toda a diferença. Métodos lúdicos, baseados no brincar, com atividades divertidas e interativas são uma ótima maneira de ajudar o aluno a superar a dificuldade em matemática básica.

Uma delas é o fato de que a matemática é uma matéria que exige muita abstração e raciocínio lógico, o que pode ser desafiador para algumas pessoas. Além disso, muitos estudantes são ensinados a decorar fórmulas e procedimentos sem entender o significado por trás deles.

Por conta de seus cálculos de física, matemática e suas variações, Engenharia Cartográfica figura entre os cursos mais difíceis. Mesmo com boa remuneração e desemprego quase nulo, a procura pelo curso é baixa.

Confira algumas características presentes em quem tem aptidão para a área de Exatas, segundo o professor Thiago:

  1. Bom raciocínio lógico;
  2. Pensamento rápido;
  3. Saber lidar com problemas complexos;
  4. Facilidade para trabalhar com conceitos e modelos abstratos;
  5. Gostar de aprender;
  6. Facilidade com outras áreas.

Segundo a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.

O transtorno da matemática, conhecido como Discalculia, é um problema causado por má formação neurológica, que se manifesta como uma dificuldade da criança em realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los em sequência.

As dificuldades de aprendizagem da Matemática estão presentes no cotidiano escolar, sobretudo em estudantes com transtornos associados ao processo de aprendizagem, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A discalculia é caracterizada pela dificuldade no aprendizado dos números. As crianças apresentam uma inabilidade para lidar com contagens, sequências e operações aritméticas. Mas é importante ressaltar que isso não tem a ver com inteligência, mas com uma deficiência na compreensão matemática.

Relacionar a matemática com os aspectos práticos da vida diária ajuda os alunos com discalculia a entender os conceitos e a enxergar as relações entre os números. Usar objetos que os alunos podem manipular, como copos de medição e réguas, ajuda a tornar os conceitos matemáticos menos abstratos.

A hipótese de Riemann.
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos. ...

Estudantes têm mais dificuldades em física, matemática e química, diz pesquisa.

Os cursos de Exatas que mais reprovaram foram Física Noturno, Física Matutino e Matemática Noturno.

Não ser bom em matemática não te impede de entrar na faculdade de engenharia, nem de ser um bom engenheiro(a) no futuro. Mas para isso você terá que se dedicar muito durante a graduação, só assim será possível adquirir o conhecimento e desenvolver as habilidades requisitadas para área.

O curso de Direito, além de ser uma das profissões em alta no mercado, não tem o foco nos cálculos.

Características de um profissional de exatas
Quem também tem um bom raciocínio lógico e facilidade de solucionar problemas pode se dar bem em cursos de exatas. Além destas características, é interessante que o futuro profissional de exatas tenha boa capacidade de concentração e seja criativo.

Porém, alguns tipos de graduação podem mesclar Humanas e Exatas em sua grade curricular. Além disso, conferimos como mercado de trabalho e salários podem ser equivalentes entre os campos do conhecimento.

Exatas: é preciso ter afinidade com números e cálculos, ter habilidade com tecnologia, raciocínio lógico, gostar de realizar pesquisas e ainda possuir a capacidade de solucionar problemas.