Como sumir a cicatriz da Cesária?

Perguntado por: smoura3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Procedimentos de correção de cicatriz de cesárea

  1. Cirurgia plástica, com amenização de cirurgia antiga através de uma nova.
  2. Tratamento utilizando laser.
  3. Tratamento com dermoabrasão.
  4. Uso do ácido hialurônico e retinoico.
  5. Microagulhamento.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Os mais comuns são:

  1. Uso de produtos tópicos: pomadas, gel ou compressão.
  2. Medicamentos injetáveis: Uso de corticóides diretamente na cicatriz.
  3. Dermoabrasão: É a raspagem cirúrgica da cicatriz para refinar as áreas mais superficiais da cicatriz.
  4. Laser e peeling químico: Não tira cicatriz, mas melhora o aspecto.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

ESCURECIMENTO – Lance mãe de cremes clareadores, como os à base de hidroquinona. Também é possível fazer sessões de laser, associado à vitamina C, para melhorar o aspecto geral da região.

Em alguns casos, o inchaço pode durar até 8 dias, reduzindo aos poucos. Caso ainda fique muito aparente ou dure mais tempo, o ideal é procurar ajuda médica para o profissional avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração relevante no corpo.

O gel de Aloe vera foi eficaz na cicatrização de feridas cirúrgicas de cesariana. A aplicação cutânea de gel de Aloe vera não tem quaisquer efeitos secundários e pode, portanto, ser utilizado como tratamento adjuvante na cicatrização de ferida de cesariana.

No entanto, o ideal é justamente o contrário. Por isso as tiras de micropore ou silicone são indicadas para usar logo após a cirurgia. Ao comprimirem e fecharem a região do corte, elas contribuem para que as células se reproduzam de forma mais saudável, reduzindo as chances da cicatriz hipertrófica ou queloide.

O Contractubex é indicado para o tratamento de cicatrizes com o objetivo de melhorar a qualidade da cicatrização e prevenir o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e queloides.

Alguns tipos de cicatriz podem desaparecer sozinhas em alguns meses, já outras não são capazes de sumir ou diminuir espontaneamente e algum tratamento estético pode ser necessário.

Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O fisioterapeuta dermato funcional deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso, alcançando ótimos resultados.

O Celacyn da Under Skin é ótimo para ser usado pós-procedimentos estéticos, cirurgias, mas também para tratar queimaduras, ferimentos e cicatrizes, já que possui ácido hipocloroso com silicone, Ele atua na reparação tecidual e cicatrização, hidratando e garantindo uma recuperação mais rápida da pele.

Em casos leves, pode ser utilizada uma pomada e até mesmo uma creme hidratante para a pele; nos casos moderados, são feitas fototerapias ou até mesmo injeções; em casos graves, é indicada a internação. Nesses casos mais extremos, o SUS oferece o medicamento gratuitamente.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

Laser díodo vascular é um tipo de laser que melhora a textura da cicatriz por estimular colágeno. O laser aquece o tecido ajuda na cicatrização, clareamento da cicatriz e fragmenta em partículas a melanina em excesso, uniformizando o tom da pele.

Não raras vezes, um ou outro ponto da cesárea pode inflamar. Os principais aspectos da inflamação dos pontos são vermelhidão no local e ardor. Tudo começa com um desconforto mínimo no local até chegar a algo insuportável, e apenas em algumas horas.

Cicatriz atrófica
Cicatriz mais funda do que o relevo da pele ao redor. Dentre suas causas, podemos citar pele muito fina e distúrbios de cicatrização devido a doenças metabólicas e carências nutricionais.

As cintas pós-parto não são contraindicadas e as mulheres podem usar normalmente, logo após o parto. Há carência de estudos que comprovem seus benefícios, todavia, elas aumentam a segurança até que o abdomên retome sua rigidez característica, diminuindo a sensação que a mulher fica de “órgãos soltos na barriga”.