Como sugar o catarro do bebê?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Aspirador em formato de pera: com a cabeça do bebê levemente inclinada para trás, aplique um pouco de soro fisiológico no nariz com a ajuda de um conta-gotas. Aperte bem o artefato para retirar o ar e insira a ponta delicadamente em uma das narinas. Desaperte o aspirador para que ele possa sugar a secreção.

O aspirador nasal infantil pode ser usado desde o nascimento do bebê, pois seu uso é totalmente seguro. Seu formato se adapta facilmente às pequeninas narinas dos bebês, possibilitando uma desobstrução segura e eficaz.

Aperte a bombinha e insira o bico anatômico com cuidado em uma das narinas do bebê. Faça isso de maneira delicada, porque um movimento brusco pode machucá-lo. Tampe suavemente a outra narina e diminua gradativamente a pressão dos dedos na bombinha até que a secreção seja aspirada.

Ele vai acordar várias vezes por causa do nariz entupido, e o colo costuma ser a melhor solução. Dormir na posição horizontal pode deixá-lo mais congestionado ainda, portanto tente mantê-lo com a cabeça mais elevada, no colo ou no carrinho.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Importância de colocar o catarro para fora
É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”.

O Xarope Atlânta é um laxativo natural que vai ajudar na eliminação do catarro saindo todo nas fezes,excelente para Bebês que não sabem expelir o catarro.

Faça a sucção com a boca. Repita o procedimento na outra narina. Normalmente, esse tipo de artefato possui uma trava que impede que a secreção chegue até você, afastando qualquer risco de contaminação.

Dessa forma, de acordo com especialistas, as alternativas eficazes para a congestão nasal são:

  1. Proteção via anticorpos por meio do leite materno. ...
  2. Cebolas para o nariz do bebê entupido. ...
  3. Travesseiro embaixo do colchão. ...
  4. Banho morno. ...
  5. Aspirador nasal e lencinhos umedecidos.

Lavagem nasal pode ser feita em crianças? Sim! Porém, em bebês e crianças, é preciso ter cuidado com a quantidade usada. Nas primeiras vezes, é recomendável usar algo entre 0,5 e 1 ml em cada narina, com pouca pressão, para que o pequeno se acostume com o processo e não passe por grandes incômodos.

Após o nascimento, o mecônio aspirado pode bloquear as vias respiratórias do recém-nascido e causar o colapso de algumas regiões dos pulmões.

Coloque um pouco de soro fisiológico em um recipiente e mergulhe a seringa absorvendo o líquido até que ela fique cheia. Na sequência aproxime a seringa da narina da criança e a incline levemente para o lado oposto. Por exemplo, se a narina que vai ser higienizada é a esquerda, a inclinação deve ser para a direita.

O uso preventivo em bebês pode ser único no dia, na hora do banho. Quando há uma crise alérgica, no entanto, dá para fazer até cinco vezes por dia – mas, aí, orientação médica é especialmente importante.

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

Em nota à imprensa, a Procter & Gamble, fabricante do Vick VapoRub, enfatiza que, assim como consta no rótulo da pomada, ela não deve ser usada em crianças menores de 2 anos, nem colocada diretamente nas narinas.

As principais formas caseiras para desentupir o nariz do bebê são:

  1. Dar um banho morno. ...
  2. Aplicar gotas de soro fisiológico. ...
  3. Aspirar com uma seringa de bulbo. ...
  4. Umidificar o ambiente do cômodo. ...
  5. Colocar um travesseiro embaixo do colchão.

Dê um banho de água morna:
Além do risco de choque térmico, o corpo da criança entenderá a mudança de temperatura como um sinal para produzir mais calor, agravando ainda mais a febre. Prepare um banho de água morna com cerca de 2 graus abaixo da temperatura do bebê.

A tapotagem é uma técnica utilizada para auxiliar na mobilização da secreção nos pulmões. Ela pode ser realizada com a mão posicionada em formato de concha ou com um bico de mamadeira (bebês). A tapotagem deve ser realizada no tórax da criança, na parte da frente do tórax, lateral e nas costas.

Tosse Assistida
O paciente deve realizar lentamente a inspiração antes do ato tossígeo, a seguir, expirar o ar suavemente, em um período breve, efetuar uma brusca e curta expiração (tosse), o fisioterapeuta deve executar uma compressão moderada durante a tosse aumentando assim a sua eficácia.