Como substituir o nome de uma pessoa em um texto?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Pronome é a classe de palavras cuja função é substituir um nome (substantivo) já dito anteriormente em uma frase, evitando, assim, uma repetição. Indica a pessoa do discurso ou situa no tempo e espaço.

Indica uma pessoa do sexo masculino: 2 o homem, o senhor, o cavalheiro, o cara, o moço, o rapaz, o jovem, o menino, o garoto, o indivíduo, o sujeito, o cidadão, o tipo.

b) A segunda pessoa verbal relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais tu (singular) e vós (plural). Dessa forma, no discurso em segunda pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa com que quem se fala. Exemplo: Tu estudas muito.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.

Os pronomes pessoais possuem as funções de substituir o nome de um ser e, ao mesmo tempo, situá-lo em relação a pessoa gramatical do discurso; ou seja, indicar quem fala (1. ª pessoa), com quem se fala (2. ª pessoa) ou de quem se fala (3. ª pessoa), tanto no singular quanto no plural.

3 suprir, compensar, remediar, preencher, prover, corrigir, atenuar, anular, neutralizar.

4 cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê. Formas antigas: 5 vossemecê, vosmecê, vossa mercê.

José Maria Relvas escreve: «Para mais facilmente conhecermos se uma palavra é um substantivo, basta pôr antes dela algumas dessas palavras: um, uma, uns, umas, o, a, os, as. Qualquer palavra pode ser um substantivo, desde que essa palavra esteja substantivada por alguma das palavras um, uma, uns, umas, o, a, os, as.

Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".

Pronomes e formas pronominais seguem a mesma regra, sendo classificados de acordo com o seu gênero como outras palavras o são. O, seu, os, nossos são pronomes masculinos e para o gênero feminino temos os pronomes e formas pronominais a, sua, as, nossas, etc.

A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.

Pronome “você”: segunda ou terceira pessoa do discurso?

  1. - 1ª pessoa: quem fala – Eu e Nós.
  2. - 2ª pessoa: com quem se fala – Tu, Vós e Você
  3. - 3ª pessoa: de quem se fala – Ele e Eles.
  4. Você comprou.
  5. Você foi.
  6. Você bebeu.

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:

  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Palavras de transição

  1. Ideia de continuação. ainda mais. por outro lado. do mesmo modo. bem como. ...
  2. Tempo. logo depois. imediatamente. frequentemente. ao mesmo tempo. ...
  3. Conclusão. enfim. em síntese. em suma. ...
  4. Começo, introdução. antecipadamente. antes de mais nada. a princípio. ...
  5. Semelhança, conformidade. da mesma forma. de acordo com. igualmente.

O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto.
...
Estes são os seguintes:

  1. Eu.
  2. Nós.
  3. Me.
  4. Mim.
  5. Meu/minhas.
  6. Nos.
  7. Nosso/nossa.
  8. Nossos/nossas.

7 – Utilizar pronomes “eu” e “você” também está proibido
Por ser uma redação dissertativa-argumentativa, não cabe o uso desses pronomes, já que eles tornam o tom do texto muito pessoal.

Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.