Como substituir o MAS SIM?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

1 senão, mas, porém.

Na expressão MAS, SIM, o “sim” é tão somente um reforço de “mas”, podendo, por isso, ser retirado da frase sem nenhum prejuízo de sentido; nesse caso, porém, deve vir entre vírgulas porque é um elemento intercalado. Exemplos: Biúde não quer obediência, mas, sim, respeito.

Para saber quando deverá ser usado “mais” ao invés de “mas”, troque pelo antônimo “menos”.

A palavra “mas” pode ser usada em dois contextos: como conjunção adversativa ou como substantivo. A conjunção “mas” liga duas palavras ou orações expressando sentido de oposição. Veja: Ela não tinha medo, mas era cautelosa.

mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.

A palavra “mas” pode ser tanto um substantivo, adverbio ou conjunção. O uso mais comum é como conjunção coordenativa de adversidade, isso significa que é uma conjunção que liga duas orações que tem um sentido semântico equivalente em um sentido de oposição ou adversidade.

“Mas” no início das frases
Em geral, quando “mas” exerce a função de conjunção adversativa, não se deve começar uma frase com esse termo. Entretanto, se a palavra “mas” indicar revolta, surpresa ou ironia, é possível utilizá-la no começo das frases.

substantivo masculino Consentimento; ação de concordar, de consentir: nunca ouviu um sim na vida.

1 logo, portanto, pois, assim, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente, de modo que, desse modo, dessarte, destarte.

Exprime afirmação, consentimento, anuência. 2. Acção de dizer sim; consentimento.

Mas” pode ser, além de conjunção, substantivo masculino. E “mais”, além de advérbio, pode ser adjetivo e substantivo masculino.

Conjunções coordenativas adversativas estabelecem relação de oposição. As principais conjunções coordenativas adversativas são “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”.

mas também, não só... como (também) são locuções conjuncionais correspondentes a uma expressão descontínua e estabelecem uma coordenação binária (com não mais de dois termos coordenados). O nexo semântico é o de adição entre esses dois termos.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Quando apresenta uma função substantiva, não deverá ser usada vírgula antes de mas: Sinto um mas no seu discurso… Não há aqui nenhum mas. Está tudo bem!

Mas é uma palavra usada principalmente como conjunção adversativa, possuindo o mesmo valor que porém, contudo e todavia. Transmite uma noção de oposição ou limitação.