Como substituir o café para quem tem refluxo?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Além de ser um calmante natural e diminuir o estresse, uma das causas do refluxo, o chá de camomila ajuda a diminuir a queimação no estômago. Já a clara de ovo é uma proteína magra e, quando associada a um carboidrato integral, proporciona uma absorção nutritiva maior para o organismo.

As frutas são algumas das melhores fontes de fibras.
Portanto, as fibras ajudam na digestão, que é prejudicada devido ao refluxo e, ainda, podem amenizar sintomas como a ânsia de vômito. Assim, algumas das melhores frutas para quem tem refluxo são as menos ácidas, como: Mamão. Banana.

Aveia. Também um alimento muito nutritivo, e que reduz consideravelmente os sintomas do refluxo, a aveia é outra ótima opção.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

As gorduras saudáveis, como óleo de coco e abacate, também são grandes aliadas para amenizar os sintomas do refluxo. Legumes como alcachofra, pepino, abóbora e aspargo possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo.

A tapioca feita com fibras como linhaça ou chia e o cuscuz são carboidratos que quem tem refluxo pode comer. Mas atenção, é importante evitar recheios gordurosos e evitar o uso de manteiga ou margarina, pois possuem alto teor de gordura.

Frutas: são ricas em fibras e outras substâncias amigas do estômago. Dê preferência às menos ácidas, como banana, maçã e mamão.

Por último, os cereais integrais, como pão, arroz e macarrão, os tubérculos, como batata, aipim e batata-doce, e as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha são alimentos que não podem faltar na dieta de quem tem refluxo.

A ingesta de bolo e pudim não serão a melhor opção nutricional pelo excesso de açúcar e conforme ingredientes a base de molhos picantes, molho de tomate, cafeína, gorduras ou condimentos pode estimular o refluxo gastroesofágico, sendo recomendado consumo moderado .

  • Inibidores da bomba de prótons.
  • Bloqueadores de histamina-2 (H2)
  • Antiácidos.
  • Outros medicamentos para ácido gástrico.

Os alimentos gordurosos são os grandes vilões para quem tem refluxo. O médico recorda que doces industrializados, alimentos picantes e café também potencializam os sintomas e a gravidade da doença.

Você pode consumir qualquer mingau feito com leite desnatado. Com relação às frutas, não há nenhuma restrição.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos.