Como substituir isto é?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

1 ou seja, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra. Exemplo: Isto é uma palavra oxítona, isto é, tem a última sílaba como sílaba tônica.

Isto! substantivo masculino Porção muito reduzida de algo: gastou um isto de tempo com o projeto! Etimologia (origem da palavra isto). Do latim istud, neutro de iste, ista, istud.

Os pronomes demonstrativos isto e isso situam algo ou alguém no tempo, no espaço e no discurso em relação às próprias pessoas do discurso. Isto se refere a quem fala e isso se refere a quem se fala. A preposição de relaciona uma palavra com uma ideia anterior.

Isso – indica algo que está perto do receptor e também pode ser usado para não ter que repetir algo que já foi mencionado. Ex: por que você disse isso? Isto – indica algo que está perto do emissor e também é usado para mencionar algo que ainda será dito. Ex: Isto que vamos fazer é complicado!

Em relação ao uso de “posto isso” ou “isso posto”, a linguagem formal indica o uso do particípio antes do sujeito: “feito assim”, “terminado o texto”, “posto isso”. Assim, prefira “posto isso”. Não significa que outras formas estejam inadequadas sempre.

Vale o mesmo para todas as expressões semelhantes: por isso, dessa maneira, dessa forma, dito isso, diante disso, afora isso, além disso, em função disso, porque todas tendem a remeter para trás, para algo já mencionado.

A conjunção "e" serve para unir, por exemplo, dois termos equivalentes. Exemplo: "Nossa realidade social é precária e nefasta". É, pois, classificada em CONJUNÇÃO ADITIVA (exprime adição, soma). Por outro lado, a conjunção "ou" é classificada em CONJUNÇÃO ALTERNATIVA (exprime alternância ou exclusão).

As preposições são classificadas em essenciais ou acidentais. Preposições essenciais são as palavras que só funcionam como preposição. As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

conjunção Conjunção que liga palavras e orações com mesma função.

Os pronomes demonstrativos — este, esse, esta, essa, isto, isso — indicam a relação de um termo com outros no tempo, no espaço e no texto.

É uma forma popular brasileira de dizer «que é que isso» (ou «o que é que isso»). No Dicionário Houaiss (s. v. que) observa-se em nota de uso que «[a sequência o que que,] como expletivo, é corrente no Brasil em frases interrogativas informais, tanto diretas (o que que você pretende fazer?)

1 no que se refere a, no que diz respeito a, em relação a, relativamente a, com relação a, no que respeita a, no que concerne a, com respeito a, a respeito de, acerca de, no que tange a, no tocante a.

Esses conectivos exercem a função de apontar soma entre as orações, argumentos e ideias. e, nem, pois, além disso, e ainda, não só … mas também, como ainda, bem como … assim como, por um lado …

A ideia geral é de que o uso da palavra disso se refere a algo que é relacionado à pessoa com quem se fala, enquanto o uso da palavra disto se relaciona a algo referente à própria pessoa que está falando.

Quando usar isso? Isso é usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala.

Quando alguém pergunta, por exemplo, "Que é isto?", "Que é isso?" ou "Que é aquilo?", a escolha do demonstrativo depende da posição daquilo a que se refere o pronome. Em outras palavras, os pronomes "isto", "isso" e "aquilo" não significam nada em si mesmos; seu significado é móvel.

Nota: A gramática tradicional classifica isso como pronome demonstrativo invariável (forma invariável), a par de isto e de aquilo.